RIFA NA IGREJA



RIFA NA IGREJA É PECADO?



APRESENTAÇÃO

"Ei, coloca um ponto na minha rifa? É só pra ajudar com o retiro dos jovens".

Eu já vi muitos crentes usarem rifas para arrecadar dinheiro para algum evento ou para comprar algo para a igreja. Mas será que isso é correto? Biblicamente podemos fazer rifas? Qual a diferença para os outros tipos de sorteio como o jogo do bicho? A intenção é mais importante? Eu sou Natannael Oliveira e vamos para O QUE A BÍBLIA DIZ.


INTRODUÇÃO

Infelizmente vivemos em uma geração com sérios problemas relacionados ao dinheiro. Talvez seja por causa da crise financeira que vivemos ou porque as pessoas são muito mesquinhas e não querem ajudar o próximo. E isso tem refletido na igreja. As pessoas querem utilizar dos benefícios que a igreja traz, mas não querem cooperar com a sua manutenção. Diante disso, muitas igrejas tem utilizado o método de sorteio de prêmios para arrecadar dinheiro. Porque assim as pessoas ajudam. Mas será que essa é a melhor alternativa? Será que esse método é bíblico? Minha resposta é não! Vou mostrar alguns motivos que fazer é um erro que muitos líderes cometem.


1. MOTIVAÇÃO BOA

A rifa pode até ter um bom motivo, mas leva as pessoas a ajudarem incentivadas apenas pela possibilidade de ganhar algum prêmio. Se não fosse assim não haveria a necessidade da rifa, não é verdade? Ou seja, o coração da pessoa é movido pelo prêmio oferecido e não pelo objetivo louvável, pela vontade de verdadeiramente colaborar para que o objetivo seja alcançado.


2. DEVEMOS CONTRIBUIR SEM INTERRESSES

A Bíblia nos ensina a contribuir com a obra de Deus de forma espontânea, baseados em desejos e sentimentos corretos e que agradam a Deus:

“Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” (2 Coríntios 9.7).

Aquele que deseja contribuir com alguma causa do reino de Deus o faz sem a necessidade de ter que ser estimulado por um prêmio ou estimulado pelo seu desejo de ganhar sempre algo em troca por tudo que faz. Ele faz estimulado pelo seu sentimento de dever, de ter em mãos a possibilidade de fazer o bem e obedecer ao que Deus ensina:

"Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tiago 4.17).


3. INTERRESSES EM COMPENSAÇÃO

Fazer rifa na igreja contribui ainda mais para que as pessoas só aceitem fazer coisas baseadas no toma-lá-dá-cá. Ou seja, penso que esse tipo de coisa prejudica a vida das pessoas ao invés de motivá-las a uma vida de envolvimento solidário, desprendimento com as causas do reino de Deus. Quando vemos Paulo mencionando a liberalidade dos crentes da igreja da Macedônia, ele destaca a forma solidária, espontânea, envolvida e altamente amorosa com que eles contribuíam com as boas causas do reino de Deus:

“Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos” (2 Coríntios 8.3-4).

Eu destaco a palavra “voluntários” usada no verso bíblico. Não foi preciso uma rifa para que essa igreja se motivasse, pois ela estava motivada pela motivação certa. É esse tipo de motivação que Deus louva em Sua palavra.


4. FALTA DE CONTRIBUIDORES

Alguém pode dizer: mas sem fazer rifa na igreja não conseguimos arrecadar valores para realizar nada! Sim, é possível que em algumas igrejas, os membros tão acostumados a fazer coisas apenas tendo a percepção da possibilidade de ter algo em troca, não participem de chamadas espontâneas para ajuda em boas causas. Infelizmente existe muito egoísmo, inclusive na vida dos crentes. Nesse caso, a solução “mágica” não é fazer uma rifa na igreja para provocar essa motivação, antes, é abrir a palavra de Deus e pregar incessantemente sobre os princípios fundamentais da vida cristã, exortando esses crentes sobre o bom proceder dos discípulos de Cristo. O Espírito Santo se encarregará de trabalhar nos corações e mudá-los para uma motivação correta e saudável. Pegar o caminho mais fácil de fazer uma rifa para motivar as pessoas a ajudar me parece algo totalmente ruim para o desenvolvimento e crescimento dos discípulos de Cristo, antes, ajuda as pessoas a se manterem no caminho do egoísmo e da ajuda baseada apenas no toma-lá-dá-cá.


CONCLUSÃO

Algumas pessoas sempre me perguntam qual é a minha ação quando alguém vem me oferecer alguma rifa, especialmente alguém de alguma igreja. A minha reação é a seguinte: eu vejo a causa para o qual se está se fazendo a rifa, se eu tiver condições financeiras no momento, ajudo com o valor da rifa, no entanto, não pego qualquer número para concorrer a nada, afinal, precisamos estar alinhados com nossas convicções. Se eu ajudo é pela motivação de ajudar e não por outra motivação menos nobre, como a de ganhar um prêmio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIGUEIRA TINHA ESPINHOS?

SALGAR COM FOGO

DE TAL MANEIRA