DIFERENÇA ENTRE HOMEM E MULHER
QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE HOMENS E MULHERES NA BÍBLIA?
APRESENTAÇÃO
Nós podemos vê na Bíblia como o homem e a mulher tem papeis diferentes, e podemos perceber o quanto eles são diferentes. Vivemos uma era onde esses papéis tem se investido. Hoje vemos mulheres assumindo papel de homem e homens assumindo o papel de mulheres. As feministas tem tentado diminuir cada vez mais a diferença entre eles. Mas, o que as Escrituras falam sobre isso? Eu sou Natannael Oliveira e vamos para O QUE A BÍBLIA DIZ.
DEDICATÓRIA
Dedico essa postagem ao Jorge Lima, meu irmão que nos enviou essa pergunta.
"As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam nem tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela" (Efésios 5.22-25).
INTRODUÇÃO
Casamento é uma instituição sagrada para os cristãos, e apesar das exigências implícitas que se tornar casado traz como adaptação e responsabilidades, muitas pessoas continuam sonhando e planejando formar uma família nos moldes tradicionais.
O sucesso do relacionamento familiar e a durabilidade do casamento também dependem do modo como o marido e a esposa desempenham seus papéis conjugais e sociais. Tanto na sociedade como na família, exercemos funções importantes: a de marido ou esposa, a de pai ou mãe, a de filho ou filha, a de irmão, a de provedor, a de educador, a de amigo, a de patrão ou empregado, a de pastor ou ovelha, a de aluno ou professor etc. E precisamos exercê-las com sabedoria e excelência.
1. HOMENS
Podemos afirmar que o homem é mais lógico e racional do que a mulher. O papel social dele, designado por Deus em Gênesis 2.15, é proteger, prover e liderar a família: "Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar". Quando Adão e Eva desobedeceram e comeram o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, Deus dirigiu a palavra primeiro ao homem: "E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?" (Gênesis 3.9). Pois sobre este pesava a responsabilidade de desempenhar bem a função de líder, protetor e provedor do jardim. Assim, até hoje, quando o homem não cumpre com suas atribuições, transferindo para a esposa a responsabilidade dele como líder e provedor, enfrenta problemas em casa.
2. MULHERES
Já em relação às mulheres, biblicamente falando, compete à mulher ser adjutora, ou seja, auxiliara do marido na missão de proteger, prover e liderar a família. Deus delegou à mulher uma função de extrema importância na família, pois ela foi criada com intuição e sensibilidade mais aguçadas que as do homem, para equilibrar os relacionamentos familiares, agindo como uma sábia mediadora, trazendo harmonia ao lar. Por isso, em Provérbios 14.1, é dito: "A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba".
3. HOMENS E MULHERES
O equilíbrio dos papéis está justamente no ponto em que a mulher é quem edifica a casa, mas compete ao homem fornecer proteção e o material para sua edificação. A mulher não pode construir a partir do nada. O provedor tem de desempenhar bem seu papel. Como líder, ele tem de dispor tudo o que for preciso para a esposa edificar a família, evitando que a esposa se sobrecarregue com todo o trabalho. Tanto na educação dos filhos como no relacionamento conjugal e nas tarefas domésticas, a mulher edifica a casa, mas é o esposo que provê os meios necessários, cooperando com ela, orientou.
4. COMO A MÍDIA ENSINA
Embora a mídia secular dissemine o discurso de que os papéis tradicionais do homem e da mulher no casamento não sejam mais viáveis, hoje, numa sociedade em que a mulher ascendeu profissionalmente e que as famílias não têm mais a mesma estrutura nuclear devido a divórcios e novos casamentos ou ‘produções independentes’, devemos continuar enxergando os papéis do marido e da mulher à luz da Palavra de Deus, a fim de que os vínculos afetivos que ligam o casal sejam saudáveis e redundem em bênçãos para os cônjuges, para seus descendentes, para a Igreja e para a sociedade como um todo.
CONCLUSÃO
A esposa pode até ganhar um salário maior do que o marido, ser profissionalmente mais bem preparada e obter melhores oportunidades no mercado de trabalho; contudo, como mulher sábia, ela deve continuar exercendo seu papel de adjutora idônea. A mulher sábia não inverte os papéis nem age de maneira arrogante, a fim de não humilhar o marido e não minar a liderança dele. Se fizer isso, estará agindo como uma tola, que, em vez de edificar, destrói sua casa com as próprias mãos, e a família toda sofrerá com problemas de ordem espiritual, emocional e até material, podendo desagregar-se com a separação do casal.
Você gostou? Tem alguma dúvida? Deixa nos comentários sua opinião, ou sua pergunta. Compartilha com todos os seus amigos(as) casados(as).
Graça e paz!
Comentários
Postar um comentário