FIGUEIRA TINHA ESPINHOS?



ZAQUEU SUBIU EM UMA ÁRVORE CHEIA DE ESPINHOS PARA VER JESUS? 



APRESENTAÇÃO

Na nossa cultura evangélica uma das pregações mais recorrentes é a de Zaqueu e seu encontro com Jesus. Em muitas igrejas pelo menos uma vez por mês algum pregador leva essa mensagem. Realmente é uma mensagem muito propagada. Todavia, embora você, talvez, sempre tenha ouvido que Zaqueu subiu em uma árvore espinhosa e de difícil escalada será que foi verdadeiramente isso que aconteceu? Eu sou Wrias Santos e vamos para O Que a Bíblia Diz.


O CONTEXTO BÍBLICO

"Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria. Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido." (Lucas 19.1-10).


INTRODUÇÃO

Jesus passava por Jericó quando Zaqueu, chefe dos publicanos, um homem de pequena estatura, procurou vê-lo. Ele não pôde por causa da grande multidão à sua frente e então decidiu subir em uma árvore para, desse modo, conseguir ver a esse Jesus tão falado pelo povo. Jesus demonstrou ter ciência de que Zaqueu estava em cima da árvore, ou simplesmente o viu, e o ordenou a descer pois naquele dia jantaria com ele e que este encontro foi um meio de chegar salvação para aquele homem. Zaqueu foi tocado a ponto de anunciar que se tivesse sido injusto na cobrança de impostos de alguém ele devolveria os valores em quatro vezes mais.

Esse é um resumo simples da história. Contudo, gostaria de destacar alguns pontos. Segue:

-Zaqueu era o líder dos publicanos. Os publicanos eram pessoas que trabalhavam para o império romano cobrando impostos do povo.

-Os judeus não gostavam deles pois os reconheciam como traidores. Um judeu publicano era visto como alguém que traiu sua nação para se entregar a força do império, ajudando a escravizar Israel.

-Zaqueu era o chefe dos publicanos. Isso sugere que ele era um gerente sobre um grupo de publicanos ou sobre todos eles. A visão do povo judeu a esse homem já era negativa por ele estar ligado aos publicanos mas possivelmente era ainda pior por ele ser o (ou um dos) seu líder.

-As pessoas ficaram insatisfeitas devido a rejeição que tinham a Zaqueu. Ele era tido como um vil pecador e Jesus buscou aproximação dele, não distanciamento, como naturalmente fazia o povo.

-Tinha-se, pelos judeus, a noção de que pessoas ricas eram agraciadas pelo Senhor e que, nesse sentido, estavam mais próximas Dele.
Zaqueu era um caso curioso pois mesmo sendo rico era mal visto.
Suas riquezas serem fruto de uma "traição ao povo" e extorsão, como o vs. 8 sugere, levaram a uma aversão ainda maior da parte dos judeus.


1. COMO ERA A ÁRVORE?

O texto descreve que Zaqueu subiu à árvore. Alguns textos a chamam de sicômoro e outros a descrevem figueira brava. Embora haja essa diferença entre versões tratam da mesma árvore, apenas se varia o nome aplicado a ela.

Talvez isso não seja comum a você que lê esse texto mas eu, e muitos conhecidos, ouvimos durante toda a vida que a árvore que Zaqueu subiu era muito espinhosa e que Zaqueu foi muito determinado e não se importou com essa intempérie.

A atitude de Zaqueu foi muito virtuosa mas ele não subiu em uma árvore espinhosa. Na verdade a árvore era de fácil escalada, tinha ramos largos e grossos que por vezes ficavam próximos ao chão.


2. OUTRAS FONTES

Vejamos o que dizem alguns comentários e bíblias de estudo sobre o trecho:

Comentário Barklay:

Um viajante descreve esta árvore como parecido ao "carvalho inglês de sombra muito agradável. É portanto a árvore preferida para plantar-se à beira do caminho... É muito fácil de subir, com seu tronco curto e seus amplos ramos laterais que se abrem em todas as direções".

Comentário da Bíblia de Estudo Almeida:

Sicômoro:
Árvore do mesmo gênero da figueira, grande e frondosa; é fácil subir nela.

Comentário Champlin:

«... subiu a um sicômoro...» Essa árvore frutífera, embora de qualidade inferior, produz um fruto que se assemelha ao figo. Produz diversas safras por ano, mas, como seu fruto era de qualidade inferior, era consumido geralmente pelas classes mais pobres da população da Palestina. Era, realmente, um tipo de figueira brava. (Ver Amós 7:14). Só medrava no vale do rio Jordão e nas áreas costeiras do mar Mediterrâneo.

Lemos que os galhos dessa árvore começavam em um nivel ainda próximo do solo e que eram‘bastante grossos; e, assim sendo, a tarefa de Zaqueu não foi difícil demais; e do sicômoro pôde contemplar a aproximação de Jesus, certamente sentado em um dos galhos.

Comentário do NT John MacArthur:

A árvore sicômoro (ou amora) tem um tronco relativamente curto com ramos baixos que Zaqueu podia alcançar. (Adaptado)

Comentário Moody:

Um sicômoro. A palavra é diferente da que foi empregada em 17:6, e indica uma espécie de figueira bastante comum na Palestina. Era de porte grande, com galhos baixos e esparramados, boa para se subir.

Comentário Bíblico Wesleyano:

Assim, ele correu adiante, subiu a um sicômoro, isto é, uma amoreira fig.

Dicionário da Bíblia Almeida:

Sicômoro Figueira de raízes profundas e galhos fortes que produz figos de qualidade inferior (Am 7:14; Lc 19:4, RA).

Dicionário de Jesus e os Evangelhos:

Sicômoro Árvore cujos ramos inferiores encontram-se a pouca distância do solo, o que facilita subir nela (Lc 19:4).

Notas da Bíblia de Estudo de Genebra:

sicômoro. Uma árvore frequentemente plantada ao longo das ruas. Era fácil de subir.


CONCLUSÃO

Repousamos nossa atenção para o relato do encontro de Zaqueu e Jesus; fizemos uma breve análise geral e destacamos alguns pontos importantes para entender a passagem. Entretanto, nosso foco foi, em especial, em entender como era a árvore que Zaqueu subiu.

Isso pode parecer um detalhe de pouca importância ou até mesmo desnecessário mas não é prudente acrescentar conteúdos às Escrituras. Muitos pregadores já usaram da "técnica" de falar e acrescentar muitos detalhes quando o texto nada diz sobre o caso. Devemos nos atentar para o que as Escrituras dizem, pois ela é o suficiente para nosso "ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça".

Zaqueu não foi mais piedoso, mais determinado, mais nobre, mais admirável ou mesmo um melhor exemplo por subir em uma árvore espinhosa. Ele subiu em uma árvore porque queria ver a Jesus. Isso já é sublime em si mesmo.

Fiquemos com as Escrituras somente, amigos. Deus os abençoe!


TEXTO: Wrias Santos
EDIÇÃO E REVISÃO: Natannael Oliveira

Comentários

  1. Top demais.... Por isso a bíblia não é só um livro de leitura, mas sim de estudo com diz o teólogo Rodrigo Silva.

    ResponderExcluir
  2. Minha simples opinião: Também concordo com sua tese.🙏🙏🙏🔥

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, eu pesquisei porque queria saber a verdade, muitas vezes as pessoas ilustra um ponto que não tem relevância, e acaba comentendo um equívoco. Tirei minhas dúvidas e aprendi, obrigado pelas explicações.

    ResponderExcluir
  4. Legal explicação Mais como pregador, posso fazer uma comgequitura no texto sem sem feri, a bíblia...!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Congequiturar no dicionário português . " Inventar o que não existe".

      Excluir
  5. Tu acredita que árvore tinha espinho ou não

    ResponderExcluir
  6. Na tua expressão sobre o texto da a entender que tu deixa uma dúvida se a árvore era espinhosa ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. O entendimento do texto esclarece que a figueira era brava por dar figos inferiores, ruins, e que era consumidos pelo povo pobre, tbm era plantada ao longo dos caminhos por ter uma sombra agradável.

      Excluir
  7. Sigo a correta narrativa bíblica, pois, em momento nenhum, ela se refere como a figueira, como espinhosa.
    A bíblia não foi feita para lermos apenas, mas, para ser estudada.

    Excelente explicação.

    ResponderExcluir
  8. Gostei top tirei minhas duvidas Deus continue abençoando

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi pregadores afirmarem que a árvore era espinhosa.

    ResponderExcluir
  10. Mas oque quer dizer figueira (Brava) ???
    Muitos pregadores dizer que o termo em parêntesis diz respeito à espinhos.
    ????

    ResponderExcluir
  11. Muito bom por isso que temos que ler e entender

    ResponderExcluir
  12. Muito boa a sua explicação, simples assim sem criar uma situação, um clima emocional, pois o emocionante já está relatado por Jesus. Amém

    ResponderExcluir
  13. Boa noite , tinha muitas dúvidas, belíssima explicação.
    Benção

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho uma figueira atrás de casa que é colossal e muito espinhosa, é a primeira e única figueira espinhosa que eu já vi.

    ResponderExcluir
  15. gostei muito dessas diversas informacões

    ResponderExcluir
  16. Afinal de contas, sicomoro, tem espinhos ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, justamente essa é
      a duvida que tenho, só sei que pelo menos a que tenho em meu pomar tem espinhos

      Queria muito saber qual a verdadeira árvore da Oliveira

      Se tem/não espinhos?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SALGAR COM FOGO

DE TAL MANEIRA