APÓSTOLOS



EXISTEM APÓSTOLOS HOJE?



APRESENTAÇÃO

Os apóstolos foram só os doze e mais Paulo? Será mesmo que ainda existe apóstolos nos dias atuais, ou apenas um título que o homem aplica a si mesmo? Quais os critérios para ser apóstolo? Esse assunto é polêmico, mas vamos lá. Eu sou Natannael Oliveira e vamos para O QUE A BÍBLIA DIZ.


DEDICAÇÃO

Dedico esse texto ao Felipe Bevilaqua, que sugeriu esse tema.


INTRODUÇÃO

Em algumas ocasiões na Bíblia eles foram simplesmente chamados "os doze". O número doze tinha uma história de grande importância entre o povo de Deus (doze filhos de Jacó e doze tribos de Israel).

Para cumprir a missão recebida do Senhor Jesus, eles receberam o batismo do Espírito Santo, para que pudessem ser guiados em toda a verdade:

"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra." (Atos 1.8);

"Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem." (Atos 2.1-4).

Esta verdade nas Escrituras, é o nosso padrão nos dias atuais:

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações." (Atos 2.42).

A única maneira de descobrir, se realmente existem apóstolos nos dias atuais e fazendo como base de estudo a Bíblia, a Palavra de Deus.

Sabemos que no presente século é evidente esta falácia no meio evangélico. Apóstolo fulano de tal, apóstola, e outros títulos requeridos por estes que se intitulam nesta categoria.

O que era exigido, ou pelo menos identificado com a geração apostólica escolhida por Jesus, Nosso Senhor?

Vejamos alguns pontos, sem querer esgotar o assunto:


1. TESTEMUNHAS OCULARES DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO

Os apóstolos foram testemunhas oculares de Cristo, esta foi a exigência para escolha de um novo apóstolo para o lugar de Judas (que se enforcou) (Atos 1.21). Temos também o relato acerca de Paulo, ele mesmo não estando com Cristo em seu ministério antes de Sua Glorificação, a Bíblia nos informa que o Senhor lhe apareceu a caminho de Damasco (Atos 9.5).

Os apóstolos foram testemunhas oculares de Cristo ressuscitado:

"Vós sois testemunhas destas coisas." (Lucas 24.48);

"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. (...) Começando no batismo de João, até ao dia em que dentre nós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição." (Atos 1.8,22);

"A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas." (Atos 2.32);

"Dessarte, matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas." (Atos 3.15);

"Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça." (Atos 4.33);

"Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem." (Atos 5.32);

"E nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém; ao qual também tiraram a vida, pendurando-o no madeiro. A este ressuscitou Deus no terceiro dia e concedeu que fosse manifesto, não a todo o povo, mas às testemunhas que foram anteriormente escolhidas por Deus, isto é, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressurgiu dentre os mortos;" (Atos 10.39-41);

"E foi visto muitos dias pelos que, com ele, subiram da Galileia para Jerusalém, os quais são agora as suas testemunhas perante o povo." (Atos 13.31);

"Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda coparticipante da glória que há de ser revelada" (1 Pedro 5.1);

"(e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada)" (1 João 1.2).


2. PASSAM POR SOFRIMENTOS

Os apóstolos de Cristo sofriam pelo evangelho que anunciavam, em contraste com este apostolado atual que se manifesta em plena regalia de bens terrenos, e vivem a vida em um paraíso episcopal.

Seria ainda em nossa época possível existir tal ministério entregue pelo Senhor Jesus. A palavra "apóstolo" significa aquele que é enviado numa missão. A Bíblia geralmente se refere a eles, como os apóstolos de Cristo. Eram doze homens escolhidos por Cristo para estarem com ele e para serem enviados a pregar.

"Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar e a exercer a autoridade de expelir demônios. Eis os doze que designou: Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer: filhos do trovão; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu." (Marcos 3.13-19).


3. NÃO ERAM REMUNERADOS

Os apóstolos de Cristo, ou ministério e apostolado que o Senhor deu a seus discípulos não era renumerado, nem possuía grandes somas em dinheiro, pelo contrário estes apóstolos viviam de maneira simples e singela, nenhum tostão no bolso. (Disse Pedro: "Não tenho prata nem ouro..." (Atos 3.6). O que não podemos dizer acerca desta geração apostólica atual.


4. AUTORIDADE DADA POR JESUS

A bases doutrinarias e fundamentais para fortalecimento e crescimento sadio da Igreja do Senhor Jesus estavam designadas aos ensinos apostólicos. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos." (Atos 2.42-43).

Atividades puramente espirituais. Será que os tais apóstolos como disse Paulo no passado, estão ensinando corretamente a doutrina de Cristo? Estarão eles vivendo uma vida a qual poderíamos imitar?


5. FORAM CHAMADOS DIRETAMENTE POR JESUS

Não querendo ser muito extenso, pois não faltaria ensinos nas escrituras para que pudéssemos identificar a ausência de ministérios apostólicos nos dias atuais, fica a base que Paulo se utiliza para identificar-se como o derradeiro apóstolo do Senhor. O Senhor lhe apareceu, e o comissionou, uma vez que ele não teria as qualificações para ser um apóstolo, se não tivesse visto o Senhor depois de sua ressurreição:

"Não sou eu, porventura, livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Acaso, não sois fruto do meu trabalho no Senhor? Se não sou apóstolo para outrem, certamente, o sou para vós outros; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor." (1 Coríntios 9.1-2);

"E, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo." (1 Coríntios 15.8);

"Porque terás de ser sua testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido." (Atos 22.15);

"Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das coisas em que me viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda" (Atos 26.16).

Será que alguns destes podem também fazer este relato. Ou poderá dizer como Paulo. O que recebi do Senhor também vos entreguei.


CONCLUSÃO

A Igreja brasileira e posso dizer não somente ela, mas todos nós sofremos destes males. A arrogância, a exaltação, e a vontade de ir além do que está escrito, tem destruído o verdadeiro evangelho de Cristo. A cruz tem sido esquecida, e neste novo caminho que a igreja escolheu, é preferível os holofotes do que a humilhação.

Que o Senhor possa nos abençoar e nos ajudar a se submeter a Cristo a não ao espirito deste mundo. Que os holofotes da fama, do sucesso, estejam longe de nós. Que possamos voltar ao evangelho puro e simples de nosso Senhor Jesus Cristo.

Convém que Ele cresça e que nos venhamos a diminuir, já dizia João o Batista (João 3.30).

Caso você queira se aprofundar mais no assunto, indico a leitura do livro APÓSTOLOS, escrito por Augustus Nicodemus pela editora Fiel. Caso queira comprar o livro aqui em Fortaleza, fala comigo.

Compartilha com seus amigos e se possível for, faça com que esse texto chegue aos tais "apóstolos" da atualidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIGUEIRA TINHA ESPINHOS?

SALGAR COM FOGO

DE TAL MANEIRA