SALGAR COM FOGO



O QUE JESUS QUIS DIZER COM SALGAR COM FOGO?



APRESENTAÇÃO

É comum associarmos o uso da palavra sal na bíblia com coisas positivas, afinal Cristo disse que os cristãos são o sal da terra. No entanto, o que será que Jesus quis dizer quando disse que seus discípulos seriam salgados com fogo? Seria isso uma coisa boa? O que todo contexto nos transmite? Eu sou Wrias Santos e vamos para O QUE A BÍBLIA DIZ.


TEXTO

"E quem fizer tropeçar a um destes pequeninos crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado no mar. E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível [onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga]. E, se teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno [onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga]. E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno, onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga. Porque cada um será salgado com fogo. Bom é o sal; mas, se o sal vier a tornar-se insípido, como lhe restaurar o sabor? Tende sal em vós mesmos e paz uns com os outros." (Marcos 9.42-50).


INTRODUÇÃO

Nos últimos versos do capítulo 9 Jesus está abordando que terrível coisa era fazer tropeçar um dos seus pequeninos, e por "pequeninos", ele se referia aos crentes.

"E quem fizer tropeçar a um destes pequeninos crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado no mar." (Marcos 9.42).

Após essa afirmação Jesus muda o foco do autor dos tropeços. Ele diz agora que se os próprios membros do corpo humano fizerem um cristão tropeçar a medida a ser tomada era de cortá-los fora. Cristo usa de expressões hiperbólicas, a saber, exageradas, mas quer ressaltar uma só coisa: é importante caminhar retamente e em santidade.

As punições, seja para alguém que faça um crente tropeçar ou para os membros que contribuem para isso são taxativas e radicais mas em suma querem representar a importância de se preservar um caminho santo em amor que herdará o Reino.


1. SALGAR É PARA CONSERVAR

Jesus prossegue o seu discurso:

"E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as ires para o inferno, para o fogo inextinguível [onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga]. E, se teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno [onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga]. E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno, onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga." (Marcos 9.43-48).

Tendo estabelecido essas palavras Cristo usa a expressão:

"Porque cada um será salgado com fogo." (Marcos 9.49).

Essa expressão de modo isolado pode parecer indicar uma preservação NO fogo da punição do juízo final, o lago de fogo (ou seja, um fogo constante) - uma vez que o sal era usado tipicamente para conservar alimentos - entretanto os versos posteriores sugerem uma outra perspectiva.


2. O SAL É BOM

"Bom é o sal; mas, se o sal vier a tornar-se insípido, como lhe restaurar o sabor? Tende sal em vós mesmos e paz uns com os outros." (Marcos 9.50).

A última referência ao sal é que ele é bom e os próprios discípulos são chamados de sal.

Ao longo dos últimos versos Cristo faz alusão a destruição daquilo que fizer seus discípulos tropeçarem, ressaltando a retidão e valorizando a santidade. Contudo, embora Cristo se refira aos autores do tropeço Ele permanece em uma conversa com os discípulos. Todos os argumentos estavam conectados aos discípulos.
Quando Jesus diz: "Porque cada um será salgado com fogo" Ele se referia aos discípulos. É difícil ligar esse verso aos membros do corpo humano que trariam tropeço (versículos 43-48) e também a aquela pessoa que poderia levar os discípulos ao tropeço, pois Jesus nunca se referiu diretamente a esse ou àquele mas aos discípulos e, inicialmente, ao povo: "E, se TUA mão TE faz tropeçar...", "E QUEM fizer tropeçar a um DESTES pequeninos crentes...".

Dessa maneira, se Cristo se referiu aos discípulos como sujeitos aos quais seriam salgados com fogo ele, provavelmente, se referiu aos sofrimentos de negar a si mesmo (referido como cortar seus próprios membros) que foram suas últimas palavras antes de introduzir "[...] cada um será salgado com fogo". Ao mesmo tempo Cristo cria um joguete de palavras pois os discípulos receberiam porções de fogo na sua caminhada (salgados com fogo) e, em outra ocasião, Cristo disse que os próprios discípulos são o sal da terra (Mateus 5.13).


CONCLUSÃO

Os discípulos são sal e seriam salgados com fogo; o sal é bom e serve quando tem sabor. Parece coerente associar que nessa conclusão Cristo esteja dizendo que as provações (isto é, ser salgado com fogo) sejam necessárias para o crescimento e a caminhada do cristão, afinal o sal é bom e é importante que ele tenha sabor. Na parte final do verso, porém, o sal simbolizaria, para os discípulos, o amor, o caráter cristão e a presença de Cristo neles uma vez que a ordem foi "tende sal em vós mesmos e paz uns com os outros".
Todavia, se na parte final do versículo o sal ainda estiver atrelado ao fogo Cristo terá dito que os discípulos deveriam passar por provações a fim de que isso os ajudasse em suas caminhadas na fé e, assim, poderiam ter paz (ou uma melhor paz) uns com os outros.

Obs.:

"Em grego, salgado com fogo; alguns manuscritos acrescentam e todo sacrifício será salgado com sal."
(Nota da Bíblia Sagrada - Nova Versão Transformadora 2016)

"Os versos 44 e 46 não constam nos melhores manuscritos." (Nota da Bíblia SHEED).


TEXTO: Wrias Santos
EDIÇÃO E REVISÃO: Natannael Oliveira

Comentários

  1. Cada um será salgado com FOGO : Todos os que aderem a Santa FÉ passarão por grandes tribulações! Seja MORTE na família até fome miséria e grande tristeza! Assim como o ouro era testado com fogo pra saber se era ouro assim os filhos de DEUS pra saber se são realmente filhos de DEUS. Coitado do velho Jó que foi grande destaque passando pelo FOGO mas venceu.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa está explicação nossa carne maldita muita veses nos impede de ser sal da terra mas o Espírito Santo de Deus nos auxilia é nos ajuda

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FIGUEIRA TINHA ESPINHOS?

DE TAL MANEIRA