ANJO DA MORTE
EXISTE ANJO DA MORTE?
DEDICAÇÃO
Dedico a meu amigo Sérgio que me fez essa pergunta.
APRESENTAÇÃO
Existe anjo da morte? Aquele anjo medonho com capa preta e uma foice na mão é real? Será que existe um anjo específico para levar as almas dos incrédulos? Esse anjo é um demônios ou é o próprio satanás? Eu sou Natannael Oliveira e vamos para O QUE A BÍBLIA DIZ.
INTRODUÇÃO
Na realidade, a Bíblia não menciona que exista um anjo da morte, ou um anjo que traga a morte para todas as pessoas de forma específica, ou seja, um anjo que tenha a única função de tirar a vida de todas as pessoas em algum momento. Algumas culturas antigas acreditavam que anjos acompanhavam as pessoas em vida (anjo da guarda) e que haviam anjos que acompanhavam as pessoas em sua morte, ou seja, que vinham especificamente para fazer a “passagem” da pessoa para o além vida. Existem centenas de lendas a respeito disso. No entanto, todos esses pensamentos não são bíblicos.
Se quiser saber sobre Anjo da Guarda deixa nos comentários.
1. ANJOS TEM FUNÇÕES
Na Bíblia, os anjos são servos especiais de Deus e desempenham funções especiais a mando do Senhor. Existem anjos mensageiros, existem anjos guerreiros, existem anjos protetores.
Algumas vezes essas funções são funções abençoadoras para as pessoas:
“Eis que eu envio um Anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado” (Êxodo 23.20).
Mas em alguns momentos os anjos também desempenham funções de aplicação da justiça de Deus em punições:
“Então, enviou o SENHOR a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo que determinou; e, de Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo. Estendendo, pois, o Anjo do SENHOR a mão sobre Jerusalém, para a destruir, arrependeu-se o SENHOR do mal e disse ao Anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, retira a mão. O Anjo estava junto à eira de Araúna, o jebuseu” (2 Samuel 24.15-16).
2. ANJOS MATAM
A Bíblia também cita anjos levando a morte de forma punitiva a inimigos do povo de Israel. Nesse caso, não seria um anjo da morte específico só para levar a morte, mas um anjo mandado por Deus para levar a morte naquele momento específico como forma de cumprimento do julgamento e condenação de Deus àquelas pessoas. Temos um caso na Bíblia, por exemplo, do exército assírio, que, de forma ultrajante, zombou do Senhor Deus e foi ferido por um anjo:
“Então, naquela mesma noite, saiu o Anjo do SENHOR e feriu, no arraial dos assírios, cento e oitenta e cinco mil; e, quando se levantaram os restantes pela manhã, eis que todos estes eram cadáveres” (2 Reis 19.35).
3. ANJO DA MORTE NO EGITO
Talvez muitos acreditam na existência do anjo da morte por ele ser citado em Êxodo 12.23. vamos ao texto:
"Pois o Senhor passará pela terra para ferir mortalmente os egípcios. Mas, quando ele vir o sangue nas laterais e no alto da porta, passará por sobre aquela casa. Não permitirá que o ANJO DA MORTE entre em suas casas para matar vocês."
O texto é claro ao afirmar que: "o Senhor ferirá com morte os egípcios". Outros textos dessa mesma passagem confirma isso, como:
"Então o Senhor disse a Moisés: ATINGIREI o faraó e a terra do Egito com mais uma praga. Depois disso, o faraó os deixará sair de seu território. Quando, por fim, ele permitir que saiam, praticamente os expulsará." (Êxodo 11.1).
"Moisés disse: Assim diz o Senhor: À meia-noite de hoje, PASSAREI pelo meio do Egito." (Êxodo 11.4).
"À meia-noite, o Senhor FERIU mortalmente todos os filhos mais velhos da terra do Egito, desde o filho mais velho do faraó, sentado em seu trono, até o filho mais velho do prisioneiro no calabouço. Até mesmo os primeiros machos dentre os animais foram mortos." (Êxodo 12.29).
Os textos frisam claramente que foi Deus que matou os primogênitos do Egito. Pode até ter sido um anjo que fez esse trabalho, mas com a ordenança de Deus. E essa expressão ANJO DA MORTE apenas significa que esse anjo recebeu a ordem de levar a morte aos egípcios. Em outras traduções chamam de destruidor.
Se quiser saber porque Deus matava as pessoas, deixa nos comentários.
CONCLUSÃO
Nossa análise dos textos bíblicos nos mostra que anjos não têm poder em si mesmos de dar ou tirar a vida, antes, somente através do mandado de Deus é que eles cumprem aquilo que o Senhor designar a eles. Portanto, aqueles anjos que eram designados na Bíblia para tirar a vida de pessoas e que algumas pessoas chamam de anjos da morte, na realidade, são apenas anjos de Deus cumprindo a missão dada a eles naquele momento de tirar vidas ou aplicar severas punições a mando do Senhor que é o dono de todas as vidas e o juiz supremo:
“O quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com fogo” (Apocalipse 16.8).
Gostou? o que acha disso tudo? Compartilha com todos os seus amigos. Deixa nos comentários se você quer esse assunto em um vídeo no YouTube sobre esse assunto. Segue lá o canal no YouTube: O QUE A BÍBLIA DIZ? Se quiser que eu fale sobre outros assuntos deixa nos comentários. Veja os outros textos do blog. Até a próxima.
Graça e paz!
Comentários
Postar um comentário