PASTOR E A IGREJA
RELAÇÃO DO PASTOR COM A IGREJA
APRESENTAÇÃO
Sermão do Natannael Oliveira na Igreja Batista Aliança, rua Coelho Fonseca 287, Carlito Pamplona. Fortaleza-CE. No dia 09 de junho de 2019, às 10h e 18h. Culto festivo de comemoração do Dia do Pastor.
Eu sou muito grato por ter essa oportunidade de ministrar essa mensagem em homenagem aos nossos pastores nesse dia tão especial, que é o Dia do Pastor.
Infelizmente, por conta de muitos escândalos, têm bons pastores que são vistos no meio secular com preconceito. Muitos até, não aceitam o pastorado com medo das críticas. Já vi gente usando a Bíblia para tentar negar o chamado pastoral de muitos homens de Deus. Mas existem pastores batistas que honram o seu chamado, são obedientes a Deus e mantém sua reputação.
Por isso, nessa mensagem vou falar sobre a importância do pastor para igreja. Vou falar sobre a origem do pastoreio, o que é ser pastor, as funções do pastor, critérios para ser pastor e como devemos tratar o pastor.
TEXTO BASE
"Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros." (Hebreus 13.17).
INTRODUÇÃO
Na Bíblia, um pastor é uma pessoa que cuida dos outros membros da igreja, exercendo liderança. O pastor ajuda os outros membros a crescer, exortando, corrigindo, aconselhando e ensinando a viver de acordo com a Palavra de Deus. Os pastores merecem nosso respeito.
1. SER PASTOR É UM DOM
Deus distribui diferentes dons para as pessoas, para edificar a igreja. Um desses dons é a capacidade para ser pastor. De acordo com a Bíblia, os pastores fazem parte da liderança da igreja, junto com aqueles que têm os dons de ensino e evangelização:
"A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas." (1 Coríntios 12.28).
Essa liderança torna toda a igreja mais forte e capaz de cumprir sua missão.
2. JESUS INSTITUIU O PASTOREIO
Jesus é nosso grande pastor. Assim como um pastor de ovelhas cuida delas, Jesus cuida de cada um de nós, nos guiando e protegendo. Jesus é o bom pastor. Ele nos ama tanto que deu sua vida por nós! Toda liderança precisa ser baseada no amor.
a) Alegorias a respeito do pastor de ovelhas:
"Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor." (Mateus 9.36).
"E todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas" (Mateus 25.32).
"Então, Jesus lhes disse: Esta noite, todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas." (Mateus 26.31).
"Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas." (João 10.2).
"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas." (João 10.11)
"O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa." (João 10.12).
"Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim" (João 10.14).
"E eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas." (João 10.15).
"Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor." (João 10.16).
"Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória." (1 Pedro 5.4).
"Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança" (Hebreus 13.20).
b) Passou a responsabilidade de pastorear a Pedro:
"Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas." (João 21.16).
c) Jesus instituiu pastores:
"Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue." (Atos 20.28).
"E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres" (Efésios 4.11).
"Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma." (1 Pedro 2.25).
3. RESPONSABILIDADES DO PASTOR
Ser pastor é uma grande responsabilidade! A Bíblia diz que os pastores (e outros líderes) terão de prestar contas a Deus por seu serviço:
"Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda coparticipante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória." (1 Pedro 5.1-4).
O trabalho não é fácil e tem grandes desafios. Por isso, cada pastor precisa muito da graça de Deus.
4. FUNÇÕES DO PASTOR
O pastor pode ter várias funções. Assim como o pastor de ovelhas, o pastor pastoreia as ovelhas de Jesus. Na Bíblia, as funções de pastor, bispo e presbítero são mais ou menos os mesmos.
a) Ensina
O pastor é alguém que ensina outras pessoas a seguir a Bíblia, explicando o que ela significa. Isso pode ser feito através da pregação, de estudos bíblicos ou conversas pessoais. Assim, o trabalho de pastor e de professor muitas vezes se cruzam.
b) Lidera
Quando a igreja precisa de liderança e orientação, o pastor tem essa responsabilidade, junto com quaisquer outros líderes da igreja. Liderar significa orientar e resolver questões mais problemáticas, promovendo a paz e a união. O pastor tem autoridade espiritual sobre a igreja.
c) Cuida
Esse é o grande trabalho do pastor – cuidar da vida espiritual dos outros membros da igreja. O pastor dá aconselhamento e ajuda a resolver problemas na vida espiritual, através da verdade da Bíblia. O pastor é como um “médico” da saúde espiritual das pessoas.
5. QUEM PODE SER PASTOR?
O primeiro requisito para ser pastor é ter o chamado para ser pastor! Nem todos têm esse dom mas aqueles que têm devem desenvolver o dom e usá-lo para o bem da igreja.
A Bíblia tem algumas recomendações sobre quem deve ser pastor ou líder na igreja:
a) Não deve ser novo na fé
Porque ainda tem muito para aprender e pode se tornar orgulhoso:
"Não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo." (1 Timóteo 3.6).
b) Precisa ser bom cristão
Sua vida deve ser um exemplo de moderação, sensatez e domínio próprio:
"É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento" (1 Timóteo 3.2-3).
c) Deve ter boa reputação
Não ter fama de fazer coisas erradas:
"Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo." (1 Timóteo 3.7).
d) Deve amar a Bíblia
Entendendo o que diz e se apegando à verdade:
"Antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem." (Tito 1.8-9).
e) Liderar bem a sua casa
Se for pai de família, a forma como educa os filhos mostrará se tem capacidade para liderar a igreja. Se alguém não consegue liderar bem os filhos, provavelmente não conseguirá liderar bem uma igreja:
"E que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?)" (1 Timóteo 3.4-5).
Essas orientações ajudam a entender se alguém está pronto para assumir a responsabilidade de ser pastor.
6. COMO DEVEMOS TRATAR OS PASTORES?
A Bíblia ensina que devemos tratar os pastores com todo respeito:
"Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros." (Hebreus 13.17).
CONCLUSÃO
O trabalho de pastor é muito importante para a igreja mas não é fácil. Devemos fazer tudo para ajudar e encorajar os pastores, tornando seu trabalho mais proveitoso.
Nenhum pastor é perfeito. Mas ninguém é perfeito! Por isso, os pastores precisam de graça e perdão. Antes de criticarmos, devemos procurar entender a situação. Assim, poderemos tentar resolver o problema com amor e respeito.
TEXTO: Natannael Oliveira
EDIÇÃO: Natannael Oliveira
REVISÃO: Gilmario Saraiva
VERSÃO UTILIZADA: Almeida Revista e Atualizada.
Comentários
Postar um comentário