MINISTÉRIO PASTORAL



O EPISCOPADO E A IGREJA



APRESENTAÇÃO

Certa vez, na igreja, um irmão disse que "percebeu" que meu ministério era de evangelista. Ele afirmou que Deus o tinha tocado a esse respeito. No entanto, tempos depois, outros disseram que é o pastorado o ministério ao qual Deus me designou. Eu ainda era um adolescente mas com o passar dos anos várias pessoas disseram sobre o pastorado e, em determinada época, eu estava convicto que realmente Deus havia me chamado para isso. Vamos para uma reflexão sobre o assunto. Eu sou Wrias Santos e vamos para O QUE A BÍBLIA DIZ.


TEXTO

"Esta afirmação é digna de confiança: Se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; não deve ser apegado ao vinho nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro. Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade.
Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus? Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o Diabo. Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do Diabo" (1 Timóteo 3.1-7).


INTRODUÇÃO

O ministério é algo que envolve reconhecimento da igreja, porém demanda um reconhecimento de modo mais amplo da parte da igreja e não uma percepção isolada e singular de uma ou duas pessoas. Ora, um homem que tem em seu coração que será pastor mas não tem amor profundo pelas pessoas, não se preocupa, não cuida, não tem amor pela Palavra e nela não se dedica, não tem dom para ensino, tal homem pode estar sendo ludibriado por seu próprio coração. No entanto, quando a comunidade a sua volta reconhece características típicas de pastoreio nesse homem e ele é de fato um servo do Senhor isso pode representar que ele foi designado pelo SENHOR na eternidade para o pastorado.


1. MINISTÉRIO DEVE SER RECONHECIDO PELA COMUNIDADE

O ministério, seja de pastor/mestre, evangelista etc., é algo que deve ser assimilado pela pessoa mas principalmente reconhecido pela comunidade, e repito, comunidade. É antibíblico a nomeação de pastores que não tiveram reconhecimento dos atributos devidos por alguma comunidade/igreja.


2. O MINISTRO É RECONHECIDO PELOS ATRIBUTOS

Quando Paulo instrui Timóteo acerca de como ele deveria nomear presbíteros ele não o diz para estabelecer aqueles que sentiam em seus corações o chamado, ele vai além disso. Ele prescreve que eles deveriam ser santos, dedicados as Escrituras, aptos a ensinar, que amassem, fossem reconhecidamente bons pais, esposos e de boa fama, entre outras coisas. Paulo diz que a comunidade deveria reconhecer inúmeras características para que uma nomeação fosse legítima.


CONCLUSÃO

Hoje, no entanto, eu não estou fixado neste ponto. Ainda não sou pastor e nem sei se um dia serei. Meu foco é crescer em santidade e estar ativo na igreja, agindo e procurando me desenvolver nos dons e habilidades que o Senhor me concedeu. Há muito em minha vida que preciso mudar, mas certo é que não será por uma revelação individual ou por um ardor em meu coração que saberei se essa é a minha estrada.

Vemos algumas igrejas em ruínas e a pergunta que pode surgir é se de fato os líderes dessas comunidades são reconhecidos por elas como presbíteros de acordo com a Bíblia. Creio que, em alguns casos, não. Talvez os golpes de poder não sejam somente na política.

"Aquele que almeja o episcopado, grande obra almeja." Honremos, com consciência, a grandeza desta posição.


TEXTO: Wrias Santos
EDIÇÃO E REVISÃO: Natannael Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIGUEIRA TINHA ESPINHOS?

SALGAR COM FOGO

DE TAL MANEIRA