FOFOCA
VAMOS ACABAR COM A FOFOCA?
INTRODUÇÃO
A fofoca infelizmente tem sido algo muito comum na nossa sociedade. Mas o que me preocupa é essa prática pecaminosa ser bastante usada entre cristãos. As mulheres tem essa fama, mas não são só elas, a fofoca tem aconptecido bastante entre os homens também. Mas, o que a Bíblia diz sobre a fofoca? Como acabar com ela? Eu sou Natannael Oliveira e vamos para O QUE A BÍBLIA DIZ.
INTRODUÇÃO
A palavra hebraica traduzida como “fofoca” no Antigo Testamento é definida como “alguém que revela segredos; que age como um fofoqueiro ou traficante de escândalo." Um fofoqueiro é uma pessoa que tem informações privilegiadas sobre outras pessoas e revela essa informação àqueles que não precisam saber. A fofoca é diferente de compartilhar informações de duas maneiras:
A) Intenção. Os fofoqueiros muitas vezes têm o objetivo de se elevar ao custo de fazer com que outras pessoas se pareçam más; também exaltam-se como uma espécie de repositórios de conhecimento.
B) O tipo de informações compartilhadas. Os fofoqueiros falam dos erros e defeitos dos outros, ou revelam detalhes potencialmente embaraçosos ou vergonhosos sobre a vida alheia sem o seu conhecimento ou aprovação. Mesmo se não tiverem má intenção, ainda é fofoca.
1. FOFOCA FAZ PARTE DA NATUREZA PECAMINOSA
No livro de Romanos, Paulo revela a natureza pecaminosa da humanidade ao afirmar como Deus está derramando a Sua ira sobre aqueles que rejeitam as Suas leis. Por terem rejeitado as instruções e direção de Deus, Ele os entregou às suas naturezas pecaminosas. A lista de pecados inclui murmuradores e detratores: "Cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem" (Romanos 1.29-32). Podemos ver dessa passagem quão sério o pecado da fofoca é e como isso é uma característica daqueles que estão sob a ira de Deus.
2. FOFOQUEIRAS NA BÍBLIA
Um outro grupo que era (e ainda é hoje) conhecido por participar em fofoca é as viúvas. Paulo adverte as viúvas para não serem mexeriqueiras ou ociosas. Essas mulheres são conhecidas por serem "não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém" (1 Timóteo 5.12-13). Porque as mulheres têm a tendência de passar muito tempo com outras mulheres em seus lares, trabalhando juntamente e se envolvendo na vida de muitas pessoas, elas escutam e observam uma variedade de conversas e situações que têm o potencial de serem destorcidas, principalmente quando repetidas várias vezes. Paulo afirmou que as viúvas criam o hábito de ir de casa em casa, procurando por algo para ocupar a sua ociosidade. Mãos ociosas são a oficina do diabo, e Deus nos adverte contra deixar que esse pecado entre em nossas vidas. "O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios" (Provérbios 20.19).
3. PROVÉRBIOS SOBRE FOFOCA
As mulheres certamente não são as únicas culpadas de fofocar. Qualquer pessoa pode acabar participando de uma fofoca ao repetir algo escutado em segredo. O livro de Provérbios tem uma longa lista de versículos sobre os perigos da fofoca e potencial dano que pode resultar. "O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado. O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto" (Provérbios 11.12-13).
A Bíblia nos diz que "o homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos" (Provérbios 16.28). Muitas amizades já foram destruídas por causa de algum engano que começou com uma fofoca. Aqueles que se entregam a esse comportamento nada mais fazem além de criar confusão e causar ira e amargura, sem falar da dor, entre amigos. Triste dizer que alguns adoram isso e procuram por oportunidades de destruir outras pessoas. Quando confrontados pelo seu hábito, negam essas alegações e respondem com desculpas e racionalizações. Ao invés de admitir o erro, culpam algo ou alguém mais na tentativa de minimizar a seriedade do pecado. "A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre" (Provérbios 18.7-8).
"O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias" (Provérbios 21.23). Dessa mesma forma devemos guardar nossas línguas e deixar de participar nesse ato pecaminoso de fofocar. Se entregarmos os nossos desejos naturais ao Senhor, Ele vai nos ajudar a permanecer retos. Que todos nós possamos seguir o ensinamento da Bíblia sobre fofocas, mantendo nossas bocas fechadas a menos que seja necessário e adequado falar.
4. COMO ACABAR COM A FOFOCA?
A fofoca não é culpa só de quem fala, mas sim também de quem ouvi. Pois quem dá atenção alimenta a fofoca. Afinal a fofoca só existe por causa desses dois tipos de pessoas. Vou mostrar como acabar com a fofoca.
4.1. Uma das forma de acabar com a fofoca, é usando as palavras de Jesus que está em Mateus 18.15-22: "Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus".
Observe que esse processo se divide em três partes:
A) Se um irmão pecar, primeiro devemos tratar o pecado diretamente com ele e não falar do pecado do irmão pra ninguém. Se ele se arrepender ganhamos o irmão, mas se não se arrepender, vamos para segunda parte.
B) Leva mais uma ou duas pessoas para orienta-lo. A intenção não é fofocar e sim pedir ajuda de pessoas mais experientes. Só eles vão saber. Caso ele não se arrependa. Vamos para terceira parte.
C) Leva para a igreja, ou seja, para a liderança. Mais uma vez a intenção não é expor o pecado e sim trata-lo. Mas se ele não se arrepender, ele é dado como um ímpio.
4.2. Outra forma de acabar com a fofoca é usando as três peneiras. Para quem não sabe o que são as três peneiras, vou explicar. Quando alguém for falar de outra pessoa para você, pergunte se ele fez o teste das três peneiras. Se ele não tiver feito, então você faz.
A) A primeira peneira: pergunte se ele tem certeza que essa informação que ele vai falar é verdadeira. Se ele falar que não, então diga pra ele não compartilhar uma informação duvidosa. Não fale e nem dê crédito a informações que você não sabe se são verdadeiras. Nem dê ouvidos, pois você estará ajudando a fofoca. Agora, se ele responder que sim. Vá para a segunda peneira.
B) Segunda peneira: pergunte se a informação que ele vai lhe falar é necessário. Por que falar algo irrelevante, sem necessidade, sem importância, que não edifica e também não interessa ao outro saber? Se ele responder que não é necessário falar. Então diga para ele não falar, pois não interessa saber. Agora se ele disser que sim, vá para terceira peneira.
C) Terceira peneira: pergunte se o que ele vai falar dessa outra pessoa pode ser dito na frente dela. Se ele responder que não, porque é uma fofoca, então você cai fora e nem queira saber o que é. Mas se ele falar sim. Então chame a pessoa citada e os três vão conversar juntos, assim não tem perigo de ser uma fofoca.
CONCLUSÃO
Espero que esse texto lhe ajude a combater a fofoca e que você possa ajudar outras pessoas a se libertar dessa praga que tem destruído relacionamentos. Lhe aconselho a usar esses métodos para acabar com a fofoca na sua vida e na vida de quem está a sua volta. Precisamos lutar juntos contra esse pecado. Deixe nos comentários sua opinião sobre o texto e dica se você vai usar esses princípios a partir de agora. Curte e compartilha com os todos os seus amigos.
Graça e paz!
Comentários
Postar um comentário