EU BATO À PORTA
JESUS ESTÁ BATENDO À PORTA DO NOSSO CORAÇÃO?
APRESENTAÇÃO
"Se arrependa, pecador! Jesus está batendo à porta do seu coração. O aceite como Senhor da sua vida. Abra a porta para ele."
Você já ouviu algo parecido? Eu imagino que sim. No contexto evangélico do nosso país esse tipo de apelo ao arrependimento e a conversão é muito comum. Talvez você, você mesmo que lê esse texto, já tenha usado ou ainda usa o versículo de Apocalipse 3.20 para demonstrar como Jesus está à porta do coração dos pecadores fazendo um convite para eles o aceitarem como Senhor e Salvador das suas vidas.
Todavia, esse texto realmente trata de Jesus convidando pessoas para o aceitarem? Vamos analisar isso.
Eu sou Wrias Santos e vamos para O QUE A BÍBLIA DIZ.
INTRODUÇÃO
O livro de Apocalipse foi primariamente endereçado às sete igrejas da Ásia Menor, atual Turquia (capítulo 2-3). Trata-se da "Revelação de Jesus Cristo" (versículo 1). O termo Apocalipse provém do original "apokalupsis" que significa tornar descoberto, exposto.
Tudo indica que o livro foi escrito pelo apóstolo João (versículo 1), preso na ilha de Patmos, no mar Egeu, a sudoeste de Éfeso, devido a perseguição infligida aos cristãos pelo império romano. Teólogos se dividem na datação do livro, sendo discutidas as datas do reinado de Nero (54-69 d. C.) ou de Domiciano (81-96 d.C.). Entretanto, a última data é melhor aceita na comunidade teológica.
As sete igrejas que receberam mensagens de Cristo foram identificadas pelas cidades onde residiam. Tais foram: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.
A mensagem específica à igreja em Laodicéia consta nos versículos 14-22 do capítulo 3.
TEXTO
"Escreve ao anjo da igreja em Laodicéia: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Conheço tuas obras, sei que não és frio nem quente. Antes fosses frio ou quente! Assim, porque tu és morno, e não és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca.
Porque tu dizes: Sou rico, tenho prosperado e nada me falta, mas não sabes que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu. Eu te aconselho que compres de mim ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; roupas brancas, para que te cubras e a vergonha da tua nudez não seja mostrada; e colírio, para que o apliques sobre teus olhos e enxergues.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso e arrepende-te. Estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo. Ao vencedor, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."
Não iremos analisar cada versículo nem realizar uma exposição exaustiva. Repousaremos nosso foco em alguns pontos específicos desse trecho e identificaremos o que, de fato, significa o bater à porta de Jesus.
1. NEM FRIO E NEM QUENTE
"Conheço tuas obras, sei que não és frio nem quente. Antes fosses frio ou quente! Assim, porque tu és morno, e não és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca." (Apocalipse 3.15-16).
Laodicéia estava a aproximadamente dezesseis quilômetros a oeste de Colossos e a cerca de dez quilômetros ao sul de Hierápolis.
A cidade de Hierápolis tinha fontes de águas quentes, usadas para o banho e no uso medicinal. Por outro lado, a cidade de Colossos era suprida por águas frescas da montanha.
Faltava a Laodicéia uma provisão natural de água. A água encanada, por meio de tubos, tinha sua temperatura alterada devido a distância a se percorrer até chegar a cidade. Importando as águas quentes de Hierápolis elas chegariam mornas; importando as águas frescas de Colossos, da mesma maneira, chegariam mornas.
A água fria era boa para se beber, a água quente era preferível para o banho. Laodicéia não tinha nem uma e nem outra. As águas da cidade foram usadas por Cristo como ilustração da realidade espiritual morna da igreja naquele local. Os laodicensses não eram completamente determinados a servir a Cristo, porém, não desejavam deixá-lo por completo. Estavam em um meio termo. Cristo mostrou aversão a essa atitude.
Craig S. Keener diz que, com isso, Jesus estava dizendo: "Se vocês fossem quentes [isto é, para o banho] ou frios [isto é, para beber], seriam úteis; mas, do modo que estão, sinto em relação a vocês o que vocês mesmos sentem em relação ao abastecimento de água - vocês me dão náuseas".
2. SOU RICO MAS POBRE
"Porque tu dizes: Sou rico, tenho prosperado e nada me falta, mas não sabes que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu. Eu te aconselho que compres de mim ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; roupas brancas, para que te cubras e a vergonha da tua nudez não seja mostrada; e colírio, para que o apliques sobre teus olhos e enxergues." (Apocalipse 3.17-18).
Laodicéia era uma cidade muito rica e, provavelmente, a igreja ali refletia seu caráter independente.
Em 60 d.C. houve um terremoto na cidade mas eles se recusaram a aceitar o socorro dos romanos. Reconstruíram o que havia sido destruído com os próprios recursos. Eram um povo independente, auto determinado, talvez, um pouco soberbo.
Em certa medida a independência e proatividade é benéfica, no entanto, em relação a nossa necessidade e dependência de Deus devemos ser humildes. Nada temos e nada somos sem o SENHOR. É provável que o espírito soberbo da cidade achara lugar no coração dos cristãos e assim, embora eles tinham ações detestáveis por Cristo, diziam: "Estou rico... não preciso de coisa alguma". O Senhor, contudo, revela que na verdade o anjo da igreja (representante de toda a igreja) era "miserável, pobre, cego e nu".
3. COMPRE O QUE PRECISA
"Eu te aconselho que compres de mim ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; roupas brancas, para que te cubras e a vergonha da tua nudez não seja mostrada; e colírio, para que o apliques sobre teus olhos e enxergues." (Apocalipse 3.18).
Laodicéia era conhecida por sua indústria têxtil (principalmente a da lã preta), por sua escola de medicina, pela produção de remédio para o ouvido e, provavelmente, pelo renomado colírio frígio.
A cidade possuía materialmente recursos para se vestir e remédios para os olhos, entretanto ainda é chamada de cega e nua. Cristo está demonstrando, por meio de um contraste com os próprios recursos materiais da cidade, que estes não eram suficientes. Jesus estava analisando o caráter interior, a realidade espiritual. Pode-se ter todas as coisas e ainda assim ser um miserável aos olhos de Deus.
4. DEUS CASTIGA À QUEM AMA
"Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso e arrepende-te." (Apocalipse 3.19).
Cristo diz que a repreensão que ele estava apresentando à igreja era porque ele os amava. O desejo do Senhor não era que a igreja em Laodicéia fosse destruída, mas, antes, que se arrependesse.
5. JESUS QUER SE RELACIONAR COM A SUA IGREJA
"Estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo." (Apocalipse 3.20).
Chegamos ao ponto central da nossa análise. O Senhor Jesus após demonstrar a hipocrisia da igreja e seu desejo que ela se arrependesse diz que estava batendo à porta dela com o propósito de cear. Cristo não tece nenhum elogio à igreja em toda a mensagem, não acha nenhuma virtude a se destacar, mas ainda desejava cear com eles. Uma refeição naquele contexto primitivo (ainda um pouco hoje) era um sinal de intimidade e relacionamento próximo. O Senhor queria estabelecer um relacionamento próximo com aqueles cristãos cambaleantes, Ele queria se tornar íntimo deles. Um relacionamento próximo implicaria em mudança de atitudes.
A porta estar fechada indica que embora aquela igreja fosse cristã, ela tinha se afastado muito do Senhor, demonstrando isso em suas atitudes. Jesus queria que a porta fosse aberta, ou seja, que os cristãos reconhecessem seus erros, se arrependessem e tivessem comunhão com Cristo com novas atitudes santas e puras. As repreensões de Cristo era o modo como ele batia à porta da igreja, na verdade, como diz John MacArthur, a própria "carta à igreja de Laodicéia era o "bater" de Cristo."
CONCLUSÃO
Cristo na sua carta à Laodicéia não está tratando com incrédulos, mas cristãos. O bater à porta não se refere a pregação do Evangelho mas é uma repreensão a um grupo de cristãos que se afastavam da piedade. Em nossa realidade brasileira o evangelho se tornou, em muitos locais, uma mensagem fraca, de um deus fraco. É comum os dizeres "Jesus está batendo à porta do seu coração. O aceite" estarem conectados a uma visão de um deus que precisa de comunhão. Como se Deus precisasse que você o aceitasse, como se dependesse disso, literalmente você faz um favor para Deus abrindo a porta. Nada se distancia mais do evangelho de Jesus Cristo.
Deus é soberano! O homem quem precisa ser aceito por Deus, ele quem depende do Altíssimo. Entendendo isso os judeus que ouviram a pregação de Pedro "ficaram com o coração pesaroso e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Irmãos, que faremos?" (Atos 2.37)
Unamos nossas vozes ao reconhecimento soberano de Deus feito por Judas:
"Ao único Deus, nosso Salvador, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, sejam glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora e para todo o sempre. Amém."
(Judas 1.25).
Usemos e apliquemos Apocalipse 3.20 com prudência, meus irmãos. Deus os abençoe!
TEXTO: Wrias Santos
EDIÇÃO E REVISÃO: Natannael Oliveira
MATERIAIS CONSULTADOS:
Manual Bíblico MacArthur;
Bíblia de Estudo de Genebra;
Bíblia de Estudo NVI;
Comentário Histórico-Cultural da Bíblia Novo Testamento;
Dicionário Bíblico Strong.
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