CHAMADA AO ARREPENDIMENTO



UM CHAMADO AO ARREPENDIMENTO


Exposição de Isaías 55.6-9


APRESENTAÇÃO

Os quatro versículos a serem expostos são versículos constantemente citados em vários púlpitos, e até em conversas informais, em especial quando se trata de consolar quem está triste ou desiludido com a vida. Quem nunca ouviu: “Se acalme, Deus sabe de todas as coisas. Os pensamentos dele são maiores que os seus, e os caminhos dEle são mais altos que os seus”? É algo que se tornou comum até mesmo para os não cristãos.

Em tese, não há problema em consolar alguma pessoa próxima com a palavra de Deus, principalmente se através disso a pessoa passa a olhar mais para Cristo e sua obra na cruz do que para si mesma e sua capacidade humana. O meu objetivo com esse pequeno estudo não é te desencorajar a encorajar pessoas, mas sim que você encontre outra base bíblica para isso (se possível), pois já dizia Spurgeon: “Não há nenhuma porção das Escrituras que não aponte para Cristo”. Quero mostrar uma riqueza mais profunda nesses versos, através de uma simples leitura, apontando para Cristo e dando a Ele toda glória.


INTRODUÇÃO

Esses versos a serem estudados se encontram no capitulo 55 de Isaías. Sabemos que o livro de Isaías é bem progressivo, alguns estudiosos conseguem dividi-lo em títulos e subtítulos. O teólogo J. Alec Motyer, homem que devotou maior parte de sua vida em estudo do livro, nomeia do capítulo 49 ao capítulo 55 como a 'Grande libertação' e afirma: “A chave para esse movimento final nos capítulo 40 – 55 é o contraste entre o novo começo proporcionado pelo resgate da Babilônia (48.20,21) e a relação imutável com o Senhor expresso pela frase: "Não há paz alguma para os ímpios" – (48.22). Esse é o pano de fundo para a “grande libertação” que está para ser decretada: a obra do Servo do Senhor. Smart compara de forma impressionante o capitulo 55 com o evangelho de João. Ele diz: “É um apelo apaixonado para que homens abram os olhos para as riquezas dos dons que Deus oferece tão gratuitamente e apreendê-los em fé e arrependimento enquanto ainda há tempo". Segundo Motyer o próprio capítulo, com seu tumulto de rica imagem, é uma unidade bem construída, a saber:

Versículo 1: A primeira imagem: a renovação individual, as necessidades satisfeitas.

Versículos 2, 3b: O ouvir do mundo o Senhor.

Versículos 3c-5: A certeza das promessas.

Versículos 6, 7: Arrependimento.

Versículos 8, 9: A seriedade do chamado.

Versículos 10, 11: A eficácia da palavra do Senhor.

Versículos 12, 13: A segunda imagem: a renovação mundial, a maldição levantada.


1. DEUS CHAMA PARA ELE

"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Versículo 6)

Aqui a palavra do Senhor nos adverte a buscá-lo enquanto há tempo. Ele hoje nos chama, Ele hoje nos diz: Venha! Vinde! Escutem! (Versículo 3), Ele hoje chama as nações (Versículo 5), Ele chama o seu povo a vir.
Ele hoje nos chama pois as portas ainda estão abertas, ainda hoje se pode rogar às nações que venham, um dia Ele mesmo virá com a sua santa ira, e sua justiça prevalecerá.


2. DEUS CHAMA AO ARREPENDIMENTO

"Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Versículos 7-9).

Observem como o grande e glorioso Deus que chama o seu povo para ele, também chama esse povo ao arrependimento. Ele diz: “Ímpio, deixe o seu mau caminho; homem mau, deixe os seus pensamentos!”, ou seja, os caminhos e pensamentos desses homens condiziam com aquilo que eles eram, pecadores.

O versículo 8 começa com a palavra “porque”, sendo um elemento de ligação com o verso 7, também o versículo posterior, o 9, fará a mesma coisa. A questão é: Deus chama no verso 7 o povo a largar os seus maus caminhos e pensamentos ou seja (arrependimento) e ele justifica isso no verso 8 e 9.

Deus é santo e os seus pensamentos não são como os pensamentos dos homens, nem os seus caminhos são como os caminhos dos homens. No verso 9 vemos ainda a diferença moral enorme entre Deus e os homens, há um abismo enorme entre a moralidade de Deus com os homens. Isaias ainda foi humilde ao fazer somente uma comparação entre céus e terra, quanto a santidade de Deus em relação a dos homens. Vemos que o homem está no mais profundo abismo em relação a Deus que é Santo.

Após o chamado ao arrependimento no verso 7, Isaías continua: “e se converta ao SENHOR”. A palavra “converta-se” em hebraico (shuwb) significa retorno ou ir de volta. Ela nos mostra que esse arrependimento requer um retorno ao SENHOR após percebermos a nossa miséria, pois ele “se compadecerá dele" por isso importa que o homem "volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” (versículo 7).


3. CRISTO NOSSO REDENTOR

Mas há um grande problema neste cenário. Como retornaremos ao SENHOR se estamos no mais profundo abismo de sujeira e Deus nas alturas em glória? Deus é um Deus santo, um Deus que abomina o pecado e o pecador, como poderíamos nos achegar a Sua santa presença?
No versículo 1 vimos que o mercado tem vinho, tem leite a nos oferecer, mas esse vinho e leite tem um preço a ser pago, de outra forma ele seria oferecido de uma forma como: “Venham, peguem leite e vinho”, porém ele é oferecido de outra forma: “Venham, comprem vinho e leite”, no entanto, “sem dinheiro, sem custo”. Há um preço a ser pago, por mais que esse preço não seria pago por quem recebia o mantimento, alguém teria de pagar esse preço. Segundo Motyer, alguns eruditos insistem que Isaías 55.1 é metricamente inaceitável e oferecem uma variedade de novas redações para o versículo, porém contextualmente essa é mais uma alusão á obra do Servo.

Retornando à análise do texto, poderíamos indagar "Quem pagará então esse preço? Quem é digno de pagar esse preço?" Sabemos que o preço precisa ser pago, a montanha de imoralidade entre Deus e os homens precisa ser escalada, não temos como pagar esse preço, não há um sequer com recursos suficientes para pagar o alimento que nos é oferecido no mercado. Não há quem seja digno de subir no alto e sublime monte do SENHOR (Salmos 24.3).

Estávamos unidos ao Pai, porém após a queda, em Adão, caímos nesse abismo de pecado. É impossível para o homem alcançar o SENHOR sozinho; impossível é pagar os mantimentos oferecidos no seu mercado. O que será do homem?

A graça nos é oferecida como banquete ao faminto, o arrependimento e conversão ao SENHOR nos leva ao retorno a uma vida junto ao Pai, mas o preço precisava ser pago. Então houve um homem que também era Deus e que desceu a essa terra, a essa sujeira, mas sem se contaminar raiou sua luz em meio as trevas e se apresentou diante do Pai. Ele mesmo escalou a montanha totalmente digno para caminhar nos caminhos de santidade do Pai, com todos os bens necessários para pagar o mercador. E ele, Cristo Jesus, pagou o preço por nós (todo aquele que nele crê), entregando sua própria vida na cruz, e ele morreu, o próprio Pai o puniu, mas ao terceiro dia ele ressuscitou para provar que todo aquele nele crer não perecerá, mas terá a vida eterna. Assim o abismo é desfeito e todo o que nele crê pode se une ao Pai.


CONCLUSÃO

Neste capítulo, Deus mostra quão ruins são os pensamentos e caminhos do homem (depravação), e revela quão grandes e bons são seus caminhos (santidade), revelando também sua intolerância ao pecado, e como somente em Cristo, o Servo Sofredor, podemos retornar (shuwb) ao Pai.


TEXTO: Dennis Lima
EDIÇÃO: Wrias Santos e Natannael Oliveira
REVISÃO: Natannael Oliveira
VERSÃO UTILIZADA: Almeida Revista e Atualizada.

MATERIAIS CONSULTADOS:
Notas da Bíblia de Estudo de Genebra;
Notas da Bíblia de Estudo Matthew Henry;
Comentário Bíblico de Isaías - J. Alec Motyer.

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