CRISTÃO PODE FAZER GREVE?
O CRISTÃO PODE FAZER GREVE, MANIFESTAÇÕES E PROTESTOS?
APRESENTAÇÃO
Estamos vivendo uma grande crise no nosso país, tanto economicamente, como moralmente. E essa crise tem afetado todos os setores da sociedade, como: emprego, saúde, segurança e educação. E isso tem gerado muitas manifestações e greves de trabalhadores que lutam pelos seus direitos. Mas, o cristão pode está envolvido com tudo isso? O cristão pode manifestar-se contra o governo? Deus permite que lutamos por direitos terrenos? Eu sou Natannael Oliveira e vamos para O QUE A BÍBLIA DIZ.
INTRODUÇÃO
A greve é um recurso de última instância que serve para corrigir abusos por parte do patronato. Os empregados só devem recorrer à greve quando não têm mais opções. A Bíblia não condena a luta pacífica pela justiça.
1. O CRISTÃO DEVE SEMPRE SE SUBMETER?
A Bíblia diz que devemos nos submeter às autoridades: "Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas" (Romanos 13.1). Isso significa que devemos fazer o nosso trabalho bem e respeitar nossos chefes. O cristão não é um desordeiro que gosta de provocar confusão nem causar danos a outros. A ética normal de trabalho do cristão promove sempre a excelência.
Por outro lado, a Bíblia diz que devemos lutar pela causa dos oprimidos:
"Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas" (Isaías 1.17).
Cada cristão pode escolher se submeter a opressão individual mas tem o dever de defender outros. Quando uma pessoa oprime outra, quem tem poder para mudar a situação e não faz nada comete pecado. Uma greve nunca é uma questão individual; trata de situações de injustiça coletiva.
2. FAZER GREVE É JUSTO?
Depende a da situação. Por vezes permitir que a injustiça continue causará mais problemas que uma greve. A greve prejudica o patronato temporariamente para resolver uma situação de injustiça permanente. Isso não significa que todas as greves são justas.
Antes de decidir se é justo participar da greve, se informe:
a) Quais são as reivindicações?
b) A causa é justa e importante?
c) Você concorda que a situação tem de mudar?
d) Outros métodos de negociação falharam?
e) Esse assunto já foi discutido?
f) O patronato se recusa a ouvir razão?
g) A greve pode fazer uma diferença?
h) Tem força suficiente para mudar a situação ou só vai causar confusão?
Se a greve é justa, o cristão não se deve sentir culpado se participar. A greve é uma forma pacífica e legítima de resolver injustiça. Por exemplo, sem recurso a greve as mulheres nunca teriam conseguido o direito de igualdade salarial. Às vezes não podemos ficar indiferentes.
3. QUAL DEVE SER A ATITUDE DO CRENTE NA GREVE?
O crente deve sempre tomar uma posição pacífica e estar pronto para negociar. É importante evitar extremos e violência. A justiça é muito importante mas a paz também é: "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5.9).
Sua atitude durante uma greve vai afetar seu testemunho. Saiba como defender sua posição sobre a situação de uma forma moderada e sensata, sem insultar ninguém. Procure compreender o outro lado da questão e promova a resolução do conflito.
CONCLUSÃO
Podemos fazer greve desde que, tenhamos direitos e deveres diante da lei do nosso país. Deve ser de forma pacífica sem prejudicar o próximo. Podemos nos manifestar sem danicar o que é dos outros. Sem querer obrigar uma pessoa a ter um pensamento igual.
Gostou? Deixa seu comentário falando sua opinião. Compartilhe com todos os seus amigos. Até a próxima.
Graça e paz!
Comentários
Postar um comentário