A MALDADE DO MUNDO
A POSTURA DOS CRISTÃOS DIANTE DO MUNDO
TEXTO
"A extrema corrupção dos últimos dias Sabe, porém, que nos últimos dias haverá tempos difíceis; pois os homens amarão a si mesmos, serão gananciosos, arrogantes, presunçosos, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, incapazes de perdoar, caluniadores, descontrolados, cruéis, inimigos do bem, traidores, inconsequentes, orgulhosos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, com aparência de religiosidade, mas rejeitando-lhe o poder. Afasta-te também desses. Porque entre eles estão os que se intrometem pelas casas e conquistam mulheres tolas carregadas de pecados, dominadas por várias paixões; que estão sempre aprendendo, mas nunca podem chegar ao pleno conhecimento da verdade. E à semelhança de Janes e Jambres, que resistiram a Moisés, eles também resistem à verdade. São homens de entendimento corrompido e reprovados na fé. Mas eles não irão adiante, pois sua insensatez será revelada a todos, assim como aconteceu com aqueles." (2 Timóteo 3.1-9).
INTRODUÇÃO
Muito se ouve sobre os últimos dias e sobre os males que surgirão nesse tempo amargo. Entretanto, em regra, vemos os discursos sobre isso serem em tom de derrota.
Um exemplo:
"Você está vendo como a violência, o egoísmo, as mentiras e os falsos profetas estão crescendo? São os últimos dias mesmo. Não tem jeito".
Essas são palavras de aceitação, acomodação. Elas indicam uma mentalidade conformada e uma espera passiva do retorno de Cristo.
Mas vejamos o que Paulo diz após a descrição dos males dos últimos dias:
"Mas eles NÃO IRÃO ADIANTE, pois sua insensatez será revelada a todos, assim como aconteceu com aqueles." (2 Timóteo 3.9).
1. O MAL TERÁ UM FIM
Segundo Paulo os males e os agentes do mal não teriam êxito final. A igreja não seria derrotada por eles. Eles não iriam adiante. Não iriam vencer.
Paulo diz que esses homens enganosos não iriam adiante assim como "aqueles"; por "aqueles" ele tem em mente Janes e Jambres, citados no versículo 8.
Esses dois homens foram aqueles que desafiaram a Deus com suas ciências ocultas diante de Moisés e Arão (Êxodo 7.11-12). Deus fez com que o cajado de Arão se tornasse em serpente, como um sinal diante do povo, e eles imitaram esse sinal pois "cada um deles lançou a sua vara, e elas se transformaram em serpentes". Todavia, a insensatez deles logo foi declarada uma vez que "a vara de Arão devorou as deles." Assim como Janes e Jambres* não foram adiante, em sua insensatez, na sua afronta contra o Deus de Israel os perversos dos últimos dias também não irão ser bem sucedidos.
2. NÃO DEVEMOS NOS ACOMODAR COM O MAL
Dessa maneira, a igreja não deve aceitar ou se acomodar com o mal deste mundo caído mas lutar contra ele pois no fim Cristo triunfará sobre o mal (1 Coríntios 15.25-26). Não devemos nos conformar com este mundo (Romanos 12.1-2) mas vencermos o mal com o bem (Romanos 12.21).
Alguém pode perguntar: "Como a igreja lutará contra esses males e enganos?"
O apóstolo Paulo, escrevendo à Timóteo, diz que "[...] os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados."
Mas "[...] as Sagradas Letras... podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus."
Pois, "toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; a fim de que o homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar toda boa obra."
O apóstolo está instruindo Timóteo, um jovem pastor, a como a Igreja deveria proceder.
Esse clássico texto de 2 Timóteo 3.16 é muito repetido mas, geralmente, não percebemos o motivo de Paulo ter dito essas palavras.
O ensino de Paulo das Escrituras serem divinamente inspiradas emerge do contexto dos males dos últimos dias e da maldade desse tempo. A Bíblia é apresentada como antídoto desses males; ela é santa, é divinamente inspirada; é capaz de instruir e fortalecer a igreja e de barrar a corrupção dos últimos dias. Por causa das Escrituras "eles [os perversos e falsos mestres] não irão adiante".
CONCLUSÃO
Seja você pessimista ou otimista, com relação aos tempos finais deste mundo, não deve se acomodar. Não dê ouvidos aos "Não tem mais jeito", "Só resta esperar o retorno de Cristo agora".
Se você acredita que as coisas irão piorar e um anticristo virá tenha firme em seu coração que os falsos mestres e o engano deste mundo não triunfarão e que a Igreja deve lutar. Se o anticristo trará engano sobre muitos a verdadeira igreja será quem militará contra este iníquo e, sabemos que ele, no fim, por meio de Cristo, "não irá adiante".
Por outro lado, se você acredita que o reino de Deus irá crescer, de maneira triunfante, sobre todo o mundo** lute com confiança porque certamente, ainda que por percalços, Cristo reinará até ter submetido tudo aos seus pés - inclusive os homens maus dos últimos dias.
Que sejamos mais ativos e engajados, sabendo que, em Deus, nossa luta nunca será em vão!
Obs.: *Os nomes "Janes e Jambres" provavelmente foram preservados na tradição, pois não constam no Antigo Testamento.
** Essa visão é chamada de Pós-milenismo.
TEXTO: Wrias Santos
REVISÃO E EDIÇÃO: Natannael Oliveira
Comentários
Postar um comentário