SATANÁS SEMPRE FOI MAU?




DEUS CRIOU SATANÁS MAU?


APRESENTAÇÃO

Tem surgido algumas teorias de que Deus teria criado satanás mau. Mas isso me fez pensar e questionar: como Deus poderia ser bom e criar um ser mau? E se satanás sempre foi mau, então quer dizer que Deus é o autor do mau? Essas interrogações só levam a discussões cada vez mais longas. Mas vou falar sobre o que eu penso sobre isso. Também vou comentar alguns textos relacionados. Eu sou Natannael Oliveira e vamos para O QUE A BÍBLIA DIZ.


INTRODUÇÃO

Deus criou todas as coisas, tanto no céu como na terra (Gênesis 1.1). E tudo que Deus fez era bom (Gênesis 1.31). Mas algumas perguntas surgem daí: Em que momento Deus criou os anjos,  demônios e o próprio Satanás? Eles eram bons ou maus? Se eram bons, então como Satanás em forma de serpente tentou Eva no Jardim? (Gênesis 3).

Vou responder cada uma dessas perguntas. Primeiro vamos definir quem são esses espíritos maus.


1. DEFINIÇÃO DE DEMÔNIOS?

Demônios são anjos maus que anteriormente foram anjos bons, mas que pecaram e perderam o seu privilégio de servir a Deus em comunhão e santidade, apesar de o “servirem” debaixo de sua soberania, pois todas as coisas estão ao Seu serviço.

Iguais aos anjos, eles também são seres espirituais criados com juízo moral e com alta inteligência, mas sem corpos físicos. Podemos definir os demônios da seguinte e maneira: Os demônios são anjos maus que pecaram contra Deus e que agora operam continuamente o mal no mundo.


2. QUANDO ELES FORAM CRIADOS?

Quando Deus criou o mundo, ele “viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom” (Gênesis 1.31). Isso significa que mesmo o mundo angelical que Deus havia criado não possuía anjos maus nem demônios àquela altura. Mas, quando chegamos a Gênesis 3, percebemos que Satanás, na forma de uma serpente, tentou Eva para que pecasse:

"Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do cfruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal" (Gênesis 3.1-5).

Portanto, em um determinado tempo entre os eventos de Gênesis 1.31 e Gênesis 3.1, deve ter havido uma rebelião no mundo angelical, com muitos anjos se voltando contra Deus e tornando-se maus.

3. A BÍBLIA FALA DA QUEDA DELES?

O Novo Testamento fala disso em dois lugares. Pedro nos diz que “Deus não poupou a anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo” (2 Pedro 2.4) . Judas também diz que “quanto aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia” (Judas 6). Uma vez mais a ênfase recai sobre o fato de que eles são removidos da glória da presença de Deus e sua atividade é restringida (metaforicamente, eles estão em “correntes eternas”), mas o texto não sugere que a influência dos demônios tenha sido removida do mundo ou que alguns demônios sejam guardados em um lugar de punição à parte do mundo, enquanto outros são capazes de influenciá-lo. Ao contrário, tanto 2 Pedro como Judas nos dizem que alguns anjos se rebelaram contra Deus e se tornaram oponentes hostis à sua palavra. O pecado deles parece ter sido o do orgulho, a recusa em aceitar seu lugar designado, pois eles “não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada” (Judas 6).

Satanás pecou antes de os seres humanos terem caído, como fica evidente no fato de que ele (na forma de uma serpente) tentou Eva (Gênesis 3.1-6; 2 Coríntios 11.3).


4. SATANÁS SEMPRE FOI MAU?

O Novo Testamento também nos informa que Satanás “foi homicida desde o princípio” e que ele é ”mentiroso e pai da mentira” (João 8.44). Ele diz igualmente que o Diabo “vem pecando desde o princípio” (1 João 3.8). Em ambos os textos, a frase “desde o princípio” não sugere que Satanás tenha sido mau desde o tempo em que Deus começou a criar o mundo (“desde o princípio do mundo”) ou desde o começo de sua existência (“do princípio de sua vida”), mas sim desde o começo da história do mundo (Gênesis 3 e mesmo antes). A característica do Diabo tem sido a de originar o pecado e a de induzir outros a pecar.


5. SUPOSTOS TEXTOS QUE FALAM DA QUEDA DE SATANÁS

Há ainda outros textos que supostamente falam sobre a queda de Satanás, vamos analisar esses textos para vermos se realmente eles falam da queda dele:


5.1. LUCAS 10.18

"Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago".

Muitos teólogos acreditam que esse texto não está falando da queda de satanás. Para eles, Em seu contexto, o dito significa que o ministério dos pregadores tinha infligido uma derrota sobre Satanás.


5.2. APOCALIPSE 12.1-9

"Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz. Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas. A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais e lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse. Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono. A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias".

O texto mostra algumas imagens que devemos analisar:

A) A mulher. A imagem traz à memória o sonho de José (Gênesis 37.9-10) e o quadro de Jerusalém dando à luz o Messias e seus remanescentes (Isaías 54.1-4; 66.7-13; Miquéias 5.3). Estão em foco os santos do Antigo Testamento coletivamente. Maria, mãe de Jesus, está inclusa no grupo, mas somente como um importante membro do todo. A última história mostra que os santos do Novo Testamento também estão incluídos (versículos 13-17). O caráter resplandecente da mulher prefigura a glória da nova Jerusalém (Apocalipse 21.11,22-27). Nos seus privilégios, a igreja participa agora já das bênçãos futuras. Mas ela ainda é fustigada por Satanás (capítulos 12-14).

B) Um dragão grande, vermelho. Essa personagem é identificada como Satanás, o diabo, no versículo 9. A imagem do dragão retrata Satanás no seu monstruoso poder e grande inimizade contra Deus. Satanás sempre se opôs aos planos de
Deus e foi repetidamente derrotado pelos grandes atos do poder salvívico de Deus (Gênesis 3.1,15; Salmos 74.13-14; Isaías 27.1; 51.9-10; Ezequiel 29.3; Lucas 10.18; 11.14-23; João 12.31; Colossenses 2.15). Ele se levanta contra o Messias (versículos 4-5) e seus servos (versículo 17). Mas finalmente será entregue à punição eterna 120.10).

C) Um filho varão. Em cumprimento a Miquéias 5.3, Cristo nasceu e seu governo triunfante será estabelecido sobre as naçóes, como foi afirmado pela sua ressurreição e ascensão.

Deus promete proteção à igreja perseguida. A vitória de Cristo (versículo 5) resulta em conseqüências assoladoras, começando pela expulsão de Satanás por Miguel, agente de Cristo. A passagem não fala da queda de Satanás na época da criação mas da sua derrota na crucificação e ressurreição de Cristo (versículo 12; João 12.31; Colossenses 2.15)


5.3. ISAÍAS 14.12-15

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo".

A) Caíste do céu. De maneira exagerada, a queda da Babilônia, com todas as suas ambições imperiais, sendo levada à destruição (Lamentações 2.1, Lucas 4.6; 10.15).

B) Ó estrela da manhã, filho da alva significa "brilhante, filho da alva". Provavelmente, isso se refira ao planeta Vênus, que aparece no firmamento pela manhã e sobe para o alto do céu, somente para seu brilho ser ofuscado pelo brilho do sol. No mundo antigo, as observações sobre esse ciclo astronômico deram origem a diversos mitos. A Babilônia parece ter pensado sobre si mesma como o cumprimento desse destino celestial, tornando-se um império eterno e universal. Mas diante do aparecimento de Deus (versículo 22) a luz da Babilônia se extinguiria.

C) O monte da congregação, de acordo com mitos cananeus, o deus EI presidia uma assembléia de deuses em uma montanha da Síria. A Babilônia estava preparada para reivindicar essa honra para si mesma.
D) Extremidades do Norte. Uma tradução tradicional do termo hebraico zaphon.
SaImos 48.1-2 diz que essas "extremidades do norte" pertencem exclusivamente ao
Senhor.

E) Altíssimo. Ver Gênesis 14.19-20. Esta é uma reafirmação do versículo 13. Os povos podem reivindicar o governo de qualquer porção do Reino de Deus, mas Deus continua a ser o soberano.

F) Reino dos mortos ... abismo. Isaías usa o conceito popular do reino dos mortos, com suas figuras sombrias dando as boas-vindas aos recém-chegados, numa irônica descrição da queda da Babilônia e sua descida às regiões inferiores da terra. O uso dessas idéias convencionais é poético e não tenciona ser uma teologia da vida após-túmulo.

Você pôde perceber que esse texto nada tem a ver com a queda de satanás.


5.4. EZEQUIEL 28.11-19

"Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: osárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras rquerubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. Elevou se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; vens a ser objeto de espanto e jamais subsistirás".

Fiz questão de postar o contexto, para mostrar nitidamente que essa passagem se refere ao rei Tiro. Etbaal era quem governava Tiro nesta época. O profeta descreve a maneira como Deus havia favorecido a Etbaal, retratando esse monarca como um
ser primordial, uma figura parecida com Adão, a coroa e epítome da criação, que vive no jardim do paraíso que Deus havia criado. O profeta Ezequiel reúne duas figuras de linguagem para descrever o lugar da habitação de Deus, um jardim (Gênesis 2-3) e um monte. Ele tinha permanecido ali até que a iniqüidade foi encontrada nele (versículo 15). Alguns estudiosos opinam que o profeta estava comparando o rei de Tiro com Satanás, um ser glorioso, que caiu da graça (1 Timóteo 36).


CONCLUSÃO

Concluímos que não! Deus não criou satanás mau. E sim, criou ele perfeito como toda a criação. Mas ele, livremente, se corrompeu. O que você acha disso? Qual sua opinião sobre esse assunto. Deixe sua opinião. Não deixe de curtir e compartilhar com os amigos.

Graça e paz!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIGUEIRA TINHA ESPINHOS?

SALGAR COM FOGO

DE TAL MANEIRA