ONDE ESTIVER DOIS OU TRÊS
ONDE ESTIVEREM DOIS OU TRÊS DEUS ESTARÁ PRESENTE?
APRESENTAÇÃO
Um dos bordões gospel mais clássicos nos nossos tempos é o famoso: "Onde estiverem dois ou três Deus se fará presente". Ouvimos isso nos cultos, nos seminários, nas células mas será que o texto bíblico, de fato, fala sobre a necessidade de terem no mínimo duas pessoas para que se tenha a presença divina? Se tiver só uma pessoa Deus não se fará presente? Vamos analisar isso juntos! Eu sou Wrias Santos e vamos para O Que a Bíblia Diz.
TEXTO:
"Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize -o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." (Mateus 18.15-20)
INTRODUÇÃO
O capítulo 18 inicia com Jesus exortando e ensinando contra a soberba dos discípulos (versículos 1-5) e depois, ainda no mesmo contexto, ele volta suas palavras ao cuidado para com eles, não desejando que nenhum deles se perca (versículos 6-11) pois "o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido".
Cristo prossegue e discursa que assim como um pastor não deseja perder nem uma sequer de suas ovelhas "assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos" (versículos 12-14).
Neste contexto de exortação à santidade e zelo do Pai e do Filho para com suas ovelhas/discípulos chegamos ao nosso texto.
A partir do versículo 15 Cristo apresenta um cenário de erros e pecados entre os irmãos e, desse modo, orienta como a comunidade da fé deveria proceder.
1. VAI INDIVIDUALMENTE
"Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão" (Mateus 18.15)
Jesus mostra que não só devemos perdoar o nosso irmão mas que devemos individualmente corrigí-lo, sem o expor a público e envergonhá-lo, a fim de ele se arrepender e ser fortalecido de volta à comunhão entre os irmãos.
2. LEVA TESTEMUNHAS
"Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça." (Mateus 18.16)
Se todavia o irmão culpado não atender à repreensão, se endurecer e continuar em suas práticas más se deve convidar mais um ou dois irmãos na fé, e juntos, repreenderem o pecador e orientá-lo. O ponto é que o testemunho de duas ou três pessoas seria uma prova inequívoca de que realmente o irmão acusado havia pecado e deveria se arrepender. Seria uma representação de maior autoridade.
O conceito de maior autoridade no testemunho de duas ou três pessoas provém do antigo testamento (Deuteronômio 17.6; 19.15; Número 35.30).
3. LEVA À IGREJA
"E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano." (Mateus 18.17)
Havendo ainda persistência no pecado e no não arrependimento Cristo disse que o caso deveria ser levado a conhecimento da comunidade de irmãos. Essa seria a, se posso chamar assim, terceira etapa. A comunidade (igreja) reproduziria as falas dos primeiros irmãos (da primeira e segunda etapa) e declararia a atitude como errada e a necessidade do arrependimento do pecador.
Tendo o pecador rejeitado também o testemunho da igreja ele não mais deveria ser considerado um irmão - isso é o que significa para um judeu ser considerado gentio e publicano. Seria desligado do corpo de fiéis.
Alguém que é orientado e corrigido em amor e rejeita todas as ações dos irmãos em ajudá-lo na verdade não deseja mudança.
4. DESLIGADO NA TERRA SERÁ DESLIGADO NO CÉU
"Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus.
Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus." (Mateus 18.18,19)
Dado o contexto, o que é ligado ou desligado na terra, consequentemente ligado ou desligado no céu, são os irmãos disciplinados e, em outras palavras, expulsos da igreja. Estes são desligados na terra, quando deixam a comunidade, e, desse modo, perdem seu vínculo no céu.
De maneira semelhante, a concordância a "respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem" se refere a qualquer coisa pedida, porém, qualquer coisa pedida relacionada a disciplina eclesiástica.
D. A. Carson diz que "em qualquer assunto" (NVI) seria melhor traduzido por "em qualquer assunto judicial". Ele acrescenta dizendo que "a promessa é que se dois indivíduos da igreja chegam a um acordo concernente a alguma reivindicação que buscavam (presumivelmente com base no julgamento da igreja, v. 18), "isso lhes será feito [...]".
Obs.: Um entendimento provável sobre ser desligado no céu é deixar a comunidade representativa do reino dos céus = a Igreja. Logo deixar a comunhão física seria se desligar na terra e deixar a unidade espiritual com os irmãos seria ser desligado no céu. Admito ser este um assunto mais complexo. Apenas apresentei um entendimento provável, todavia, este ponto não é o objetivo do texto.
5. AUTORIZADOS POR DEUS
"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles."
Na conclusão de sua fala Jesus diz "Porque". Ele conecta sua palavra final com o que disse anteriormente. As palavras anteriores de Cristo foram o desenvolvimento do seu ensinamento sobre disciplina eclesiástica.
Os dois ou três reunidos em nome de Cristo são aqueles representantes da igreja que se põem como disciplinadores, em determinado caso. Assim, como Deus já habitava e supervisionava os juízes (Salmos 82.1), Cristo revela que tendo uma decisão legal por parte da igreja ele estaria, espiritualmente, junto deles autenticando e dando autoridade para aquela decisão. A presença de Cristo (Deus) no meio deles é como que validando a decisão judicialmente.
Lembremos que essas palavras de Cristo emergiram imediatamente após sua expressão de zelo para com os discípulos (versículos 11-15). Notamos, então, que o objetivo da disciplina eclesiástica não é de expulsar membros. Não é uma prática vingativa e odiosa.
A disciplina eclesiástica ensinada por Jesus é aquela que tem como base o amor e que, por meio da correção, faça o pecador se arrepender "pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos".
6. DEUS É ONIPRESENTE
As Escrituras nos mostram um Deus que preenche todo o universo. Diz o salmista:
"Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;" (Salmos 139.7-8)
O apóstolo dos gentios nos diz que cada cristão é morada de Deus em Espírito:
"Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1 Coríntios 6.19)
E ele ainda diz:
"Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele" (1 Coríntios 6.17).
Em outra oportunidade o próprio Senhor Jesus afirmou se fazer presente com os cristãos:
"E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mateus 28.20b)
Vemos, portanto, que as Escrituras ensinam claramente que Deus se faz presente com os cristãos e que também preenche todos os lugares. Desse modo seria incoerente para com a natureza de Deus e a verdade de Sua Palavra dizermos que ele "precisaria" de no mínimo duas pessoas para habitar algum local.
CONCLUSÃO
Muitas vezes recebemos um ensino por tradição e não nos atentamos a passar tal ensino no crivo das Escrituras. Percebemos que o clássico texto de Mateus 18.15-20 trata de um assunto bem diferente do que ouvimos comumente nas igrejas. Talvez poucas pessoas diriam que o real tema desse texto bíblico é a disciplina eclesiástica em um contexto onde Cristo mostra seu zelo pelos discípulos.
Sejamos um pouco mais como os crentes de Bereia (Atos 17.11), e analisemos tudo à luz da verdade da Palavra de Deus!
Que Deus abençoe a você que lê este texto e também mais dois ou três que você indicar!
TEXTO: Wrias Santos
EDIÇÃO E REVISÃO: Natannael Oliveira
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