SALVAÇÃO PELA FÉ OU OBRAS?

A SALVAÇÃO É SOMENTE PELA FÉ OU PELA FÉ MAIS AS OBRAS?
APRESENTAÇÃO
Esta talvez seja a mais importante pergunta em toda a Teologia Cristã. Esta pergunta motivou a Reforma: a separação entre a igreja Protestante e a igreja Católica. Nesta pergunta está a diferença crucial entre o Cristianismo Bíblico e a maioria dos cultos “Cristãos”. A salvação se dá somente pela fé ou pela fé mais as obras? Sou salvo apenas por crer em Jesus ou tenho que crer em Jesus e fazer certas coisas? Eu sou Natannael Oliveira e vamos para O QUE A BÍBLIA DIZ.
INTRODUÇÃO
A questão da fé somente ou fé mais as obras se faz difícil por causa de algumas passagens bíblicas de difícil correlação. Veja esses textos de Paulo:
"Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei" (Romanos 3.28).
"Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo" (Romanos 5.1).
"De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé" (Gálatas 3.24).
Agora compare esse texto de Tiago:
"Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente" (Tiago 2.24).
Há quem veja uma diferença entre Paulo (a Salvação é somente pela fé) e Tiago (a Salvação é pela fé mais as obras).
1. PAULO E TIAGO SE DISCORDAM?
Na verdade, Paulo e Tiago, de maneira alguma, discordam entre si. O único ponto de discordância que alguns afirmam existir é a respeito da relação entre fé e obras. Paulo dogmaticamente diz que a justificação se dá somente pela fé:
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2.8-9).
Enquanto Tiago aparentemente está dizendo que a justificação é pela fé mais as obras. Este aparente problema é resolvido ao examinarmos com precisão sobre o que discorre Tiago. Tiago está negando a crença de que a pessoa possa ter fé sem produzir quaisquer boas obras:
"Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé" (Tiago 2.17-18).
2. ENSINO DE TIAGO
Tiago está enfatizando o argumento de que a fé genuína em Cristo produzirá uma vida transformada e boas obras:
"Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus. Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta" (Tiago 2.20-26).
Tiago não está dizendo que a justificação se dá pela fé mais as obras, mas, ao invés disso, diz que a pessoa que é verdadeiramente justificada pela fé produzirá boas obras em sua vida. Se uma pessoa afirma ser crente, mas não produz boas obras em sua vida - então ela provavelmente não tem fé genuína em Cristo:
"Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?" (Tiago 2.14).
3. PAULO CONCORDANDO COM TIAGO
Paulo escreve o mesmo. O bom fruto que os crentes devem produzir em suas vidas é citado em Gálatas 5.22-23:
"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei".
Logo depois de nos dizer que somos salvos pela fé, não por obras (Efésios 2.8,9), Paulo nos informa que fomos criados para as boas obras:
"Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2.10).
Paulo espera tanto de uma vida transformada quanto Tiago:
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5.17).
Tiago e Paulo não discordam em seus ensinamentos sobre a salvação. Eles abordam o mesmo assunto sob diferentes prismas. Paulo simplesmente enfatizou que a justificação vem somente pela fé enquanto Tiago enfatizou o fato de que a fé em Cristo produz boas obras.
CONCLUSÃO
Então concluímos que as obras são consequências da salvação que veio até nós mediante a fé em Cristo Jesus, não por méritos, mas pela graça.
Gostou? Teve algo que você concordou ou não concordou? Quer acrescentar algo?
Deixa tudo isso nos comentários. Também deixe sua  pergunta ou sugestões de assuntos. Não se esqueça de deixar sua curtida e compartilha com os amigos.
Que sua fé lhe impulsione a fazer as obras.
Graça e paz de Cristo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIGUEIRA TINHA ESPINHOS?

SALGAR COM FOGO

DE TAL MANEIRA