QUEM FOI LILITH?
LILITH FOI A PRIMEIRA MULHER DO ADÃO?
APRESENTAÇÃO
Muitos acreditam que Lilith é um fantasma, outros acreditam que é uma mitologia, outros dizem que era a primeira mulher de Adão e tem aqueles que a única coisa que sabe sobre a Lilith, que ela é um demônio da série Supernatural. Mas afinal, quem é Lilith? Eu sou Natannael Oliveira e vamos para O QUE A BÍBLIA DIZ.
DEDICATÓRIA
Dedico ao meu irmão Jorge Lima que me mandou essa pergunta. Achei essa pergunta um absurdo, por não ter base bíblica nenhuma. Mas, já que estão falando de isso na internet, resolvi falar.
INTRODUÇÃO
Recentemente surgiu teorias a respeito de Lilith, suposta primeira mulher de Adão. Baseado em manuscritos rabinos (recentes). Mas você que aprendeu que Eva foi a primeira mulher de Adão, fica tranquilo. Essa teoria da Lilith é mitológica, são escritos não canônicos. São apenas estórias. Não consideramos inspirados por Deus. A Bíblia não fala nada sobre isso. Aliás, a Bíblia até fala de Lilith, mas como uma lenda babilônica. Isso já é outra história. Vamos vê tudo isso agora.
1. DEFINIÇÃO DE HOMEM E MULHER
Eva significa ‘vivente’, ‘que traz vida’ e Adão ‘humanidade’, ‘da terra’.Em Gênesis 1.26-28, quem normalmente chamamos "Eva" era simplesmente ‘mulher’ e Adão se chamava ‘homem’. No português não é muito claro, mas o original desses nomes é muito importante. O primeiro nome de Adão era, nessa narração, em hebraico ‘ish’, literalmente ‘macho’. Invés o primeiro nome de Eva era ‘ishshah’, que em hebraico é simplesmente o feminino de ‘ish’. É como se chamássemos Adão ‘macho’ e Eva ‘macha’.Esses dados etimológicos são muito importantes, pois revelam uma relação essencial entre os dois sexos, seja por origem que por finalidade: a mulher forma uma unidade com o homem.
A Bíblia ensina, através dos primeiros capítulos, que a mulher é intimamente ligada ao homem e o homem à mulher e qualquer desigualdade não é vontade de Deus.Então, no texto em Gênesis 1.27: "Criou Deus, pois, o homem dà sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou". Deus faz uma introdução da criação do homem e da mulher, mostrando a unidade deles. E não se refere a uma outra mulher antes de Eva.
2. ONDE SURGIU ESSA TEORIA DA LILITH?
A sua questão deviva do fato que uma tradição hebraica, muito recente, diga que Lilith foi a primeira mulher de Adão, ou seja, que os dois teriam vivido no paraíso antes que fosse criada Eva. São tradições que alguns ligam à Kabala, mas não tem nenhuma referência Bíblica. Essa tradição se desenvolve sobretudo a cerca de 1200 anos depois de Cristo e está presente sobretudo num livro chamado Zohar (Livro do explendor), que faz parte da literatura hebraica. Esse escrito sofre influência de palavras dos rabinos presentes no Talmud, outro livro da literatura hebraica, não presente na Bíblia, colocado por escrito vários anos depois de Cristo. Portanto é uma tradição colocada por escrito há pouco tempo, muito mais recente que os textos bíblicos.
3. LILITH APARECE NA BÍBLIA?
Mesmo se a importância dada a esse personagem nasce de literatura extra-bíblica, o nome Lilith aparece na Bíblia, uma única vez, em Isaías 34.14: "Os gatos selvagens conviverão aí com as hienas, os sátiros chamarão seus companheiros. Ali descansará LILIT, e achará um pouso para si" (Versão da Bíblia de Jerusalém). Vejamos em outras versões: "E os cães bravos se encontrarão com os gatos bravos; e o sátiros clamará ao companheiro; e os ANIMAIS NOTURNOS ali pousarão e acharão lugar de repouso para si" (Versão Almeida Revista e Corrigida - ARC). "As feras do deserto se encontrarão com as hienas, e os sátiros clamarão uns para os outros; FANTASMAS ali pousarão e acharão para si lugar de repouso" (Versão Almeida Revista Atualizada - ARA). "Criaturas do deserto se encontrarão com hienas, e bodes selvagens balirão uns para os outros; ali também descansarão as CRIATURAS NOTURNAS e acharão para si locais de descanso." (Nova Versão Internacional - NVI)Podemos vê quatro versões que mostra quatro interpretações. Qual está certa? Mas do que esse texto se refere? Lilit? Animais? Fantasmas? Outras criaturas?
Trata-se de uma descrição do fim trágico do reino de Edom. E ao descrever como acabará esse povo inimigo de Israel, sublinha que as suas terras serão ocupadas por essa “Lilit”.
No período em que essa passagem foi escrita, Israel sofria muito a influência da Babilônia e lá eles tinham uma deusa chamada Lilitu. Era um tipo de demônio feminino, noturno. Poderíamos compara-lo ao nosso ‘vampiro’. É provável que daí nasça a tradição desse personagem misterioso, citado por Isaías.
Mais tarde a tradição hebraica, repito, muito tardia, fala dela como a primeira esposa de adão, que voou embora para se tornar um demônio, como um monstro legendário que rapitava e matava as crianças recém nascidas ou como um demônio contra quem se recorria à magia para expulsá-lo das casas dos homens para evitar que trouxesse desgraças.
CONCLUSÃO
Não se preocupe que essas teorias a respeito da Lilith não passam de mitologia. A intenção da página é mostrar a você apenas aquilo que a Bíblia diz.Curte e compartilha com os amigos. Comenta o que você acha de tudo isso.
Graça e paz!
Comentários
Postar um comentário