FILHOS ANTES DA QUEDA
ADÃO E EVA TIVERAM FILHOS ANTES DE PECAREM?
Recentemente em uma conversa com um amigo sobre Adão e Eva ele defendeu a posição de que o primeiro casal teve filhos antes do pecado. Os relatos do princípio da criação são, de fato, intrigantes mas será que a bíblia realmente diz que Adão e Eva tiveram filhos antes da queda? Vamos analisar isso juntos.Vejamos alguns versículos: "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra" (Gênesis 1.27-28).
Os versículos apresentam que Deus criou o homem e a mulher e no versículo 28, mais especificamente, Deus os abençoou e disse "sede fecundos, multiplicai-vos". Esse já poderia ser um argumento a favor de que o primeiro casal teve filhos antes da queda, porém, tal ordem não indica, necessariamente, nem que eles coabitaram nem que se multiplicaram antes do pecado. É uma ordem que não implica cumprimento imediato.
Alguém, porém, pode indagar que Deus abençoa sua criação (incluindo o casal) antes de ordená-los para serem fecundos. Isso não legitimaria coabitação e filhos no estado de santidade?
Ora, a benção é após a descrição da criação do casal e do jardim. A ordem para se multiplicarem não é dita com parâmetro de tempo, simplesmente Deus ordena que a sua criação se multiplique, preencha e domine a Terra. Não há obrigatoriedade de ser de imediato. Inferir do texto uma urgência não parece coerente.Não há no contexto um versículo sequer que apresente que Adão e Eva tiveram filhos antes da queda ou pelo menos um que indique isso. Todavia, haveria algum problema ou contradição bíblica caso o casal tivesse tido filhos no estado perfeito?Vejamos algumas das implicações do posicionamento a favor de que o casal teve filhos antes de pecarem:
Adão e Eva tendo filhos antes da queda faria com que esses filhos fossem completamente perfeitos. Após a queda do casal estes filhos não teriam sobre si o efeito do pecado.
Eles de fato poderiam seguir o exemplo dos pais e pecar mas precisamos considerar que devido as consequências da queda o pecado era no mínimo um grande exemplo a não ser seguido o que influenciaria a esses filhos a manterem sua plena comunhão com Deus e não se associarem com o pecado.Além disso, toda a Bíblia nem sequer cita esses homens perfeitos filhos do primeiro casal que indica fortemente que não existiram. Não há menção a eles em nenhuma história, nenhuma genealogia, nem mesmo nos profetas, nem nos poemas bíblicos, nem tampouco em alguma obra do Novo Testamento. Os autores bíblicos simplesmente os esqueceram ou ignoraram. Seria até interessante ponderarmos que humanos perfeitos não pecaram ou que pelo menos pecaram e caíram do estado de perfeição a exemplo de seus pais, entretanto nenhuma das opções é abordada na Bíblia.
Outro fator a se considerar é que na narrativa bíblica toda a raça humana é declarada pecadora pelo pecado original de Adão, uma vez que ele tinha representatividade sobre todos, os que nasceram após a sua queda já herdavam uma natureza pecaminosa. Se Adão teve filhos antes do pecado esses filhos, que obviamente eram seres humanos, não teriam separação da comunhão com Deus porque nasceram em santidade e não praticaram iniquidade. Sendo assim uma parte da raça humana não teria pecado (legalmente) em Adão. Dessa forma a Bíblia teria erros e teríamos que desconsiderar o versículo que diz: "Porque um (Adão) pecou todos pecaram".Contudo, outro ainda pode insistir: "Ainda assim eles podem ter tido filhos. Nem tudo é descrito na Bíblia, veja por exemplo a mulher de Caim. De onde ela surgiu?"
De fato é verdade que não haja versículos explicativos para tudo. No Gênesis há poucos que descrevam o nascimento de mulheres/esposas (haja vista que o contexto evidenciava a figura do homem nas genealogias) mas a Bíblia apresenta que Adão e Eva tiveram filhos e filhas. Pela estrutura literária do livro podemos entender que esses filhos e filhas não foram todos descritos, semelhantemente não é descrito quanto tempo exato Caim ficou afastado até encontrar sua esposa. É razoável deduzir, portanto, que sua esposa foi uma prima, irmã ou sobrinha. O que não podemos fazer é afirmar alguma coisa das Escrituras que não está contida nela e nem que se possa deduzir com coerência.
Um tempo atrás recebi um texto, sem autor discriminado, que aborda ainda outras possíveis controvérsias sobre esse assunto. Segue um trecho:"Quando Deus diz “multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez” não está aqui fazendo uma operação matemática, pois sabemos que na matemática zero multiplicado por zero dá zero. Antes, o que temos aqui é Deus estabelecendo uma penalidade. Deus está, ao mesmo tempo em que informa a penalidade, mostrando que se Eva tivesse permanecido no estado de obediência teria muito menos dores em sua vida. A ideia do texto é demonstrar o aumento dessa dor (punição) que anteriormente era pequeno ou inexistente. Não temos aqui uma necessidade de Eva ter passado pela experiência de dar à luz para que soubesse que a partir daquele momento seria mais difícil. Era uma constatação informada e baseada no que Deus disse, portanto, era a verdade.Eva não teve a experiência de dar à luz filhos antes da queda, mas a realidade (possibilidade) de dar à luz antes do pecado já existia, pois Deus havia dado a homem e mulher a capacidade de procriar (Gênesis 1.28). Mas essa capacidade ainda não havia sido exercida por Eva. Portanto, Deus muda essa realidade (de procriar e dar à luz filhos), já existente, para uma realidade mais dolorosa a partir daquele momento.Não sabemos quanto tempo se passou entre a criação de homem e mulher e a queda. Seria tempo suficiente para que ambos compreendessem plenamente a sexualidade e a exercessem com o objetivo de ter filhos? Não sabemos!"
A linha que entende que Adão e Eva tiveram filhos antes da queda esbarra em problemas bíblicos e teológicos.
Cristo morreu porque "todos se desviaram e juntamente se fizeram inúteis", Ele padeceu porque "a morte passou a todos os homens" e nesse estado carente de misericórdia Deus "nos amou, sendo nós ainda pecadores" para que "assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida."
O sacrifício de Cristo foi suficiente para todos os filhos de Adão.
TEXTO: Wrias Santos
EDIÇÃO E REVISÃO: Natannael Oliveira
Comentários
Postar um comentário