DISCIPULADO

DISCIPULADO BÍBLICO

APRESENTAÇÃO

O que é discipulado bíblico? Qual o objetivo? Como funciona? Como faço na prática?
Essas são dúvidas frequentes para quem pensa em começar a discipular, leia esse texto que suas dúvidas serão cessadas. Eu sou Natannael Oliveira e vamos para O QUE A BÍBLIA DIZ.

INTRODUÇÃO

Esse é um assunto extremamente importante, pois foi algo que Cristo nos ordenou a fazer: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”  (Mateus 28.19). Essa postagem é especial para tirar as dúvidas sobre essa ordenança de Jesus a seus seguidores.

1. O QUE É O DISCIPULADO BÍBLICO?

A palavra discipulado vem de discípulo. O discípulo é alguém que segue os ensinos de um determinado mestre. No contexto bíblico ele significa um discípulo ensinando outras pessoas a serem também discípulas desse mesmo mestre, andando em seus ensinos. De forma prática, quem iniciou essa ordem sobre o discipulado bíblico foi Jesus Cristo. Ele é quem mandou que fizéssemos assim (Mateus 28.19). Como podemos ver, a ordem de discipular pessoas foi dada pelo nosso Mestre Jesus Cristo.

2. QUAL O OBJETIVO DO DISCIPULADO BÍBLICO?

O objetivo do discipulado bíblico é levar as pessoas a conhecerem a salvação que está em Jesus Cristo e, a partir daí, essas pessoas também serem discípulas e seguidoras do Senhor Jesus. No ditado popular é “ovelha gerando ovelha”. Isso acontece através da nossa vivência do evangelho, da nossa pregação da palavra de Deus e do nosso acompanhamento dessas pessoas após elas serem alcançadas pela salvação do nosso Deus. Caminhamos junto delas, ajudando-as a andar assim como o Mestre deseja. Esse é o grande objetivo do discipulado.

3. COMO É O DISCIPULADO BÍBLICO?

Na prática o discipulado não é algo complexo. Deus o fez de forma simples e direta. A ordem de Jesus em Mateus 28.19 nos aponta a pelo menos duas coisas que nós que já conhecemos a Deus devemos fazer na prática:

A) Ir e fazei discípulos. Isso significa que enquanto estamos vivendo a nossa vida, “indo”, “andando” em nosso dia a dia, devemos ser sal e luz para as pessoas: "Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens" (Mateus 5.13). Vivendo na prática a vida que Jesus deseja para nós e anunciando a boa notícia da salvação com o objetivo de que pessoas ouçam a palavra e a acolham em seus corações. Essa é a semente do discipulado bíblico, ele se baseia única e exclusivamente na anunciação da palavra de Deus e no poder dela de transformar vidas: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4.12).

C) Ensinar os novos discípulos. Um discípulo é alguém que está em constante aprendizado. Ele não nasce pronto. Alguém que está perdido no mundo e é alcançado por Deus, precisa agora saber o que fazer. E é exatamente aqui que entram os discípulos de Cristo. Nós, como servos de Jesus, temos a missão de ensinar e acompanhar nossos irmãos, mostrando a eles o caminho da vontade de Deus, da edificação, do fortalecimento, do conhecimento da Palavra do Senhor, da comunhão com os santos, etc. Devemos edificar uns aos outros.

4. COMO REALIZAR O DISCIPULADO BÍBLICO NA PRÁTICA?

O que mais nos gera ansiedade é que muitas vezes não sabemos como fazer essa grandiosa obra. A boa notícia é que não é algo complexo. Deus fez com que fosse algo simples e que todos os discípulos de Jesus podem fazer, bastando que cumpram a ordem Dele e se empenhem no trabalho:

A) Pregue enquanto vive. Se você vive os ensinos de Jesus em seu dia a dia, isso já será uma grande pregação para as pessoas. O nosso testemunho de vida vai impactar o coração das pessoas e abrir portas para compartilharmos o evangelho. Quando somos sal e luz nesse mundo de trevas, nossa presença é percebida e nossa mensagem é vista.

B) Ensine o que você sabe. Você não precisa ser um teólogo  para discipular pessoas. Ensine o que sabe. Fale sobre o que Jesus fez em sua vida, como sua vida era antes e como é agora. Não permita que oportunidades se percam por você achar que precisa sempre saber mais para começar a discipular pessoas. O verdadeiro discipulado bíblico pode ser feito em todas as fases da nossa vida cristã, desde quando sabemos bem pouco até quando temos grande conhecimento e vivência do evangelho.

C) Aprenda mais para ensinar mais. Não fique parado no tempo. Busque aprender cada vez mais e viver cada vez mais a palavra de Deus para que você seja cada vez mais capacitado para compartilhar com outros sobre o evangelho de Cristo. Quanto mais preparado for um servo, mais Deus o usa.

D) Não tenha vergonha. Muitas vezes sentimos vergonha de falar de nossa fé, por medo de sermos perseguidos, caçoados ou rejeitados. Esse é um risco que corremos, mas não tenha medo, pois isso é a obra de Deus e agindo Deus quem impedirá? (Isaías 43.13). Seja ousado, firme, faça o seu papel sabendo que Deus está no controle dessa obra de fazer discípulos.

E) Convide para congregar. Sempre que possível, convide a pessoa para fazer um discipulado bíblico mais profundo na igreja, ou mesmo em encontros com o objetivo de estudar a Bíblia. Isso vai ajudar a pessoa a se aprofundar nas verdades da Palavra do Senhor e irá transformá-la em uma nova “ovelha” discipuladora também. A igreja de Deus é um corpo e trazer as pessoas para perto desse corpo fará com que elas sintam como é bom fazer parte dele.

CONCLUSÃO

Espero que esse conteúdo possa esclarecer sobre o Discipulado e lhe motive a pôr isso em prática. Compartilhe para a Internet dá importância a postagem e ao blog. Deixa seu comentário, quero saber sua opinião. Mostre com os amigos que desejam discipular.

Graça e a paz de Cristo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIGUEIRA TINHA ESPINHOS?

SALGAR COM FOGO

DE TAL MANEIRA