DINOSSAUROS NA BÍBLIA

TEM DINOSSAUROS NA BÍBLIA?



APRESENTAÇÃO

Os dinossauros existiram? Onde eles aparecem na Bíblia? Essas perguntas são muito frequentes. Pois muitas pessoas têm curiosidades sobre isso. Nesse texto, vou procurar textos que possa evidenciar que os dinossauros existiram. Eu sou Natannael Oliveira e vamos para O QUE A BÍBLIA DIZ.


DEDICATÓRIA

Dedico ao Valdo que levantou o questionamento no nosso grupo no WhatsApp, a respeito das evidências bíblicas que provam que os dinossauros existiram.


INTRODUÇÃO

  • A Bíblia não diz nada sobre dinossauros mas fala de monstros, que algumas pessoas interpretam como sendo dinossauros. A palavra “dinossauro” foi inventada há menos de 200 anos atrás, portanto não aparece na Bíblia, que é muito mais antiga.

Na Bíblia, tal como em praticamente todas as culturas, há relatos de monstros gigantes que hoje não conhecemos. É bem possível que sejam inspirados nos dinossauros, mas não podemos ter certeza se é porque ainda havia dinossauros naqueles tempos ou porque tinham lendas mais antigas sobre esses animais. A paleontologia (estudo dos fósseis) parece indicar que os dinossauros já não existiam nessa altura mas isso depende da forma como interpretamos a evidência.


1. TERMO "DINOSSAURO"

 A origem do termo dinossauro que só veio a ser inventado em 1841, pelo médico inglês Gideon Mantell, que encontrou ossos e dentes de um grande animal, que ele achou semelhante aos de uma iguana, denominando-o de Iguanodon (“dente de Iguana”). Posteriormente, dois enormes fósseis foram encontrados na Inglaterra, o de um Megalosaurus e o de um Hylaeosaurus. Apenas em 1841 receberam um nome para seu grupo. Atualmente são catalogados cerca de 2000 espécies diferentes, divididas em 650 gêneros, e são descobertos em média 12 novas espécies por ano. Apesar do termo “dinossauro” só ser inventado em 1841, esse animal sempre existiu independente do nome que viesse a receber: monstro, dragão, criatura, dinossauro etc.


2. A IDADE DA TERRA

O tema dos dinossauros na Bíblia é parte de um debate que se desenvolve dentro da comunidade cristã a respeito da idade da terra, da interpretação correta do Gênesis e de como interpretar as evidências físicas que nos cercam. Aqueles que acreditam em uma idade mais antiga para a terra tendem a concordar que a Bíblia não menciona os dinossauros, pois, de acordo com seu paradigma, os dinossauros desapareceram milhões de anos antes que o primeiro homem andasse sobre a terra. Os homens que escreveram a Bíblia não poderiam ter visto dinossauros ainda vivos.


3. MOSTROS DO MAR, SERPENTES E DRAGÕES

Aqueles que crêem que a terra é mais jovem tendem a acreditar que a Bíblia menciona os dinossauros, apesar de jamais haver usado a palavra “dinossauro”. Ao invés, usa a palavra tanniyn, vinda do Hebraico. Tanniyn é traduzida de algumas poucas maneiras diferentes nas Bíblias de língua inglesa; às vezes como “monstro do mar”, às vezes como “serpente”. É mais comumente traduzida como “dragão”. Tanniyn parece ter sido algum tipo de réptil gigante. Estas criaturas são mencionadas quase trinta vezes no Antigo Testamento e são encontradas tanto em terra quanto no mar: "Criou, pois, Deus os GRANDES ANIMAIS MARINHOS e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves,segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom" (Gênesis 1.21 - versão ARA). Os “grandes animais aquáticos” em hebraico significam monstros aquáticos. Esses animais normalmente são interpretados como sendo dinossauros marinhos ou então sendo baleias.

Além de mencionar estes répteis gigantes quase trinta vezes no Antigo Testamento, a Bíblia descreve algumas criaturas de tal modo que alguns estudiosos acreditam que os escritores poderiam estar descrevendo dinossauros. 


4. LEVIATÃ

"Podes tu, com anzol, apanhar o crocodilo (leviathan) ou lhe travar a língua com uma corda? Podes meter-lhe no nariz uma vara de junco? Ou furar-lhe as bochechas com um gancho?" (Jó 41.1,2 versão ARA). O Leviatã ou monstro marinho – sua descrição aparece em Jó 41.1-34. Algumas pessoas associam-no ao crocodilo mas a associação mais normal é com o mítico dragão, porque diz que cuspia fogo. É também possível que seja baseado num dinossauro marinho. O Leviatã, como o dragão, é usado em algumas partes da Bíblia como alegoria para o diabo: "Naquele dia, o SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o dragão (leviathan), serpente veloz, e o dragão (leviathan), serpente sinuosa, e matará o monstro que está no mar" (Isaías 27.1 - versão ARA). Em Salmos ele também é citado: “Ali andam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar” (Salmos 104.26 - versão ACF). “Tu dividiste o mar pela tua força; quebrantaste as cabeças das baleias nas águas. Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto. Fendeste a fonte e o ribeiro; secaste os rios impetuosos. Teu é o dia e tua é a noite; preparaste a luz e o sol. Estabeleceste todos os limites da terra; verão e inverno tu os formaste” (Salmos 74.13-17 - versão ACF).


5. BEHEMOTH

Behemoth é descrita como a mais poderosa de todas as criaturas de Deus, um gigante cuja cauda é comparada à árvore de cedro: "Contempla agora o hipopótamo (behemoth), que eu criei contigo, que come a erva como o boi. Sua força está nos seus lombos, e o seu poder, nos músculos do seu ventre. Endurece a sua cauda como cedro; os tendões das suas coxas estão entretecidos. Os seus ossos são como tubos de bronze, o seu arcabouço, como barras de ferro" (Jó 40.15-18 versão AA). Alguns estudiosos tentaram identificar Behemoth como um elefante ou hipopótamo. Outros dizem que tanto elefantes quanto hipopótamos têm caudas muito finas, nada que se possa comparar ao cedro. Os dinossauros como o Braquiossauro e o Diplodocus, por outro lado, tinham caudas enormes que poderiam facilmente ser comparadas à árvore do cedro. animal se alimentava em lugares altos, diferente do hipopótamo e do elefante. Juntamente com o versículo 23 concluímos que se trata de um animal muito grande e pesado, pois não se alarma com enchentes, mesmo de um rio como o Jordão, com um considerável volume de águas. 
E hipopótamo não é encontrado na região geográfica que descreve esse acontecimento bíblico.


6. ARTES ANTIGAS DE HUMANOS COM DINOSSAUROS

Quase toda a civilização antiga tem algum tipo de arte descrevendo criaturas répteis gigantes. Desenhos ou entalhes sobre rocha, artefatos e até pequenas estátuas de barro descobertas na América do Norte se parecem com representações modernas de dinossauros. Entalhes em rochas na América do Sul representam homens montando criaturas parecidas com o Diplodocus e, assombrosamente, assemelham-se com imagens familiares como o Triceratops, Pterodáctilo e Tiranossauro Rex. Os Mosaicos romanos, a cerâmica maia e muros da cidade babilônica são testemunhos dessa fascinação cultural e geograficamente sem fronteiras do homem com essas criaturas. Sérias narrativas como as de Il Milione de Marco Polo se mesclam com fantásticos contos de bestas que acumulam tesouros. Narrações atuais de observações sobrevivem, apesar de serem tratadas com espantoso ceticismo.


7. PEGADAS FOSSILIZADAS DE HUMANOS COM DINOSSAUROS

Além do volume substancial de evidências antropológicas e históricas a favor da coexistência de dinossauros e homens, há outras evidências físicas, como as pegadas fossilizadas de humanos e dinossauros, descobertas juntas em lugares da América do Norte e oeste da Ásia central.


8. COMO ELES DESAPARECERAM?

Por enquanto, vou ficar devendo essa. Porque são muitas teorias terei que explicar todas elas, detalhadamente. Seria um texto do tamanho desse só para responder essa pergunta. Então vou deixar para fazer em uma outra postagem. Deixem nos comentários se vocês querem saber as teorias da extinção dos dinossauros. Se muitas pessoas tiverem interesse de saber. Eu posso preparar esse texto, o quanto antes.


CONCLUSÃO

Para finalizar, encontramos dinossauros na Bíblia? Este assunto está longe de ser resolvido. Depende de como se interpreta as evidências disponíveis e de como se vê o mundo ao redor. Eu, particularmente, acredito na interpretação da terra jovem e que os dinossauros e homens coexistiram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIGUEIRA TINHA ESPINHOS?

SALGAR COM FOGO

DE TAL MANEIRA