SUICÍDIO

CRISTÃO QUE COMETE SUICÍDIO VAI PRO INFERNO?

Ultimamente tenho debatido muito sobre esse assunto com amigos, e percebi o quanto há dúvidas, polêmicas e discussões sobre isso. Antes de fala sobre esse tema, quero deixar bem claro que o suicídio é pecado, é um homicídio contra si mesmo, um atentado contra a própria vida e isso desagrada a Deus. E se um cristão está sofrendo depressão ou problemas psicológicos, ele deve lutar contra o suicídio. E a melhor maneira de fazer isso é procurando ajuda. Eu sou Natannael Oliveira e vamos para O QUE A BÍBLIA DIZ.

INTRODUÇÃO

É um fato triste que alguns cristãos cometem suicídio. Para piorar a tragédia, há o falso ensino de que cometer suicídio automaticamente condena uma pessoa ao inferno. Muitos acreditam que um cristão que comete suicídio não será salvo. Este ensinamento não é sustentando na Bíblia.

1. SALVOS TEM A GARANTIA DA SALVAÇÃO

A Escritura ensina que, a partir do momento em que verdadeiramente cremos em Cristo, temos a garantia da vida eterna: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3.16). De acordo com a Bíblia, os cristãos podem saber, sem qualquer sombra de dúvida, que possuem a vida eterna: "Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus" (1 João 5.13). Nada pode separar um cristão do amor de Deus: "Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 8.38-39). Nenhuma "coisa criada" pode separar um cristão do amor de Deus, e até mesmo um cristão que comete suicídio é uma "coisa criada"; portanto, nem mesmo o suicídio pode separá-lo do amor de Deus. Jesus morreu por todos os nossos pecados, e se um cristão verdadeiro, em um momento de ataque espiritual e fraqueza, cometer suicídio, o seu pecado ainda está coberto pelo sangue de Cristo.

2. A DESCRENÇA QUE LEVA UMA PESSOA PARA INFERNO E NÃO O SUICÍDIO

Segundo a Bíblia, o suicídio não é o que determina se uma pessoa ganha a entrada no céu. Se uma pessoa descrente cometer suicídio, ela não fez nada mais que "acelerar" a sua jornada para o inferno. No entanto, essa pessoa que cometeu suicídio vai, em última análise, estar no inferno por rejeitar a salvação através de Cristo, não por ter cometido suicídio: "Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (João 3.18). Temos também de salientar, no entanto, que ninguém sabe verdadeiramente o que estava acontecendo no coração de uma pessoa no momento em que morreu. Algumas pessoas têm "conversões no leito de morte" e aceitam a Cristo em seus últimos momentos. É possível que a pessoa cometendo suicídio tenha tido uma mudança de coração no último segundo e clamado a Deus por misericórdia. Deixemos tais julgamentos nas mãos de Deus: "Porém o 
SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração" (1 Samuel 16.7).

3. O SUICÍDIO É FRUTO DA NOSSA DEPRAVAÇÃO

O suicídio de um crente é evidência de que qualquer um pode lutar com desespero e que o nosso inimigo, Satanás, é "homicida desde o princípio": "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira" (João 8.44). O suicídio ainda é um grave pecado contra Deus. Segundo a Bíblia, o suicídio é assassinato; é sempre errado. Os cristãos são chamados a viver suas vidas para Deus, e a decisão de quando morrer pertence a Deus e somente a Ele.

CONCLUSÃO

Que Deus conceda graça e a perspectiva do salmista a cada um que esteja enfrentando provações hoje: "Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu" (Salmo 43:5).

Se você já teve pensamentos suicidas, sugiro que não lute só, procure ajuda, fale com seu líder da igreja ou um psicólogo. Na igreja que congrego temos o Celebrando Restauração (CR) que ajuda pessoas com todo tipo de problemas psicológicos, pela graça de Deus nós podemos lhe ajudar.

Graça e paz!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIGUEIRA TINHA ESPINHOS?

SALGAR COM FOGO

DE TAL MANEIRA