FUTEBOL

CRISTÃO PODE GOSTAR DE FUTEBOL?

Sempre no período de Copa do Mundo surge dúvidas como essas: um cristão pode assistir futebol? E jogar futebol? E viver do futebol? O cristão pode ter um clube do coração? Podemos enfeitar as ruas e vestir uma camisa do Brasil durante a Copa do Mundo? Eu sou Natannael Oliveira e vamos para O QUE A BÍBLIA.

INTRODUÇÃO

Essa discussão existe a muito tempo. Eu achava que nos dias de hoje, ninguém teria mais dúvidas sobre isso. Mas, ainda hoje, muitos cristãos tratam o futebol como algo do diabo, ou como algo do "mundo". Por isso, rejeitam o futebol. Então, vamos tentar encontrar base bíblica para esses pensamentos.

1. CRISTÃO PODE JOGAR?

Jogar futebol não é pecado. A Bíblia não condena a diversão. Futebol jogado direito é um jogo muito divertido, bom para a saúde e que promove o trabalho em equipe. O problema não é jogar bola mas o coração e as intenções de quem joga.
Se Jesus está trabalhando em sua vida, você vai evitar xingar, brigar e machucar durante o jogo de futebol. Você também não será mau perdedor, não levando o jogo muito a sério. Nada disso faz parte do jogo, vem do coração da pessoa. A forma como você joga até pode ser um bom testemunho para seus amigos que não são crentes.

2. CRISTÃO PODE SER JOGADOR PROFISSIONAL?

O cristão pode ser jogador profissional de futebol. Jogar futebol é uma profissão honesta, como qualquer outra. Um bom jogador de futebol profissional precisa ter muitas virtudes cristãs, como:

Trabalho árduo: "Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, levam à penúria" (Provérbios 14.23).

Dar seu melhor: "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens" (Colossenses 3.23).

Trabalho em equipe: "com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor" (Efésios 4.2).

Como em qualquer profissão, o jogador de futebol profissional vai enfrentar muitas tentações. Por isso, é muito importante pedir força e coragem a Deus para fazer o que é certo.

3. O CRISTÃO PODE TORCER POR UM TIME?

Podemos torcer por um time mas sem fanatismo. É só um jogo. Não é preciso entrar em rixas nem mostrar desrespeito para torcer pelo seu time. Podemos torcer de maneira divertida e inocente, marcando a diferença pela moderação e o respeito.

Cuidado com quem é muito radical, proibindo tudo: "Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, e segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade" (Colossenses 2.20-23). Temos o direito de nos divertir, tal como o resto do mundo, mas da maneira correta. Deus gosta de nos ver felizes.

4. CUIDADO COM A IDOLATRIA

O futebol não pode tomar o lugar de Deus. Se você notar que está muito apegado ao futebol e isso está interferindo em sua vida e comunhão com Deus, afaste-se do jogo: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" (1 Coríntios 6.12).

CONCLUSÃO

Não é pecado você gostar de futebol. Mas temos que está atentos, pois tem pecados que cometemos nesse ambiente. O pecado não está no futebol e nem justifica más comportamentos. E sim, O pecado está em nós e podemos comenter mesmo não sendo através do futebol.

Gostou? Então deixa nos comentários a sua opinião sobre isso tudo. Compartilha com todos os seus amigos.

Graça e paz!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIGUEIRA TINHA ESPINHOS?

SALGAR COM FOGO

DE TAL MANEIRA