TATUAGENS
É PECADO FAZER TATUAGEM?
Primeiro, queria deixar claro que eu, particularmente, não fiz, nem faço e nem aconselho ninguém a fazer tatuagens. Por uma questão social, cultural e espiritual, minha consciência me proporciona a não fazer e minha forma de viver não me dá motivos ou necessidades para tais isso. Mas não vim aqui para falar da minha opinião e nem tentar convencer ou condenar quem usa. Respeito todas as opiniões sobre o assunto. Vou apenas expressar aquilo que as Escrituras fala, então vamos ao que interessa. Eu sou Natannael Oliveira e vamos para O QUE A BÍBLIA DIZ.
INTRODUÇÃO
Criou-se um preconceito cultural antigo no Brasil, onde tatuagens não são bem vistas. Na igreja então, nem pensar. Hoje em dia essa cultura ainda existe, mas tem se levantado jovens de uma forma liberal querendo acabar com essa cultura que vem de séculos. Eles tentam fazer com que a igreja aceite as tatuagens de qualquer forma e isso tem gerado muita discussões e debates. Não quero dizer quem está certo ou errado, mas quero mostrar para você, o que a Bíblia diz sobre as tatuagens. Coloquei muitos tópicos, exatamente para esplanar as argumentações. Também minha intenção não é convencer ninguém e nem mudar a opinião de ninguém. Só quero lhe dá a opção de vê a Bíblia e saber o que ela tem a dizer.
1. A LEI DE DEUS
Só existe um texto na Bíblia que, para muitos, fala diretamente sobre (e possivelmente) "tatuagens" (se assim podemos dizer), está em Levítico 19.28. A lei do Velho Testamento ordenou aos israelitas: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor” (Levítico 19.28). Mas se esse versículo fosse uma proibição para nós, o contexto também iria nos proibir de muitas outras coisas inclusive de contar o cabelo e aparar a barba como tem no versículo anterior (27). Entendemos que esse texto faz parte da lei, destinada ao povo judeu. E os crentes não estão sob a lei do Velho Testamento nos dias de hoje:
"Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê" (Romanos 10.4).
"De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio" (Gálatas 3.23-25).
"Aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz" (Efésios 2.15).
2. QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA MORAL
Mas, o fato de ter havido um uma ordem contra tatuagens deveria nos fazer pensar sobre a questão. O Novo Testamento não faz menção sobre os crentes fazerem ou não tatuagem.
Em relação às tatuagens, um bom teste é determinar se podemos ou não, com honestidade e sã consciência, pedir a Deus que abençoe e use esta atividade particular para Seus bons propósitos. “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (I Coríntios 10:31). A Bíblia não se coloca condenando tatuagens, mas também não nos dá razão alguma para crermos que Deus nos deixaria fazê-los.
3. CHAMAR A ATENÇÃO
Outra questão a considerar é o recato. A Bíblia nos instrui ao recato no vestir (I Timóteo 2:9). Um aspecto do vestir recatadamente é nos certificarmos de que cada parte que precisa ser coberta com roupas está adequadamente vestida. Entretanto, o significado essencial do recato é não chamar atenção para si mesmo. As pessoas que se vestem com recato o fazem de maneira tal que jamais chamam atenção para si mesmas. Tatuagens, com certeza, são chamativos. Neste sentido, as tatuagens não são recatados.
4. O QUE FAZER NA DÚVIDA?
Um princípio importante das Escrituras a respeito de casos sobre os quais a Bíblia não lida especificamente é que, se há dúvidas se isto agrada ou não a Deus, então é melhor não fazê-lo. “Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado” (Romanos 14.23).
5. CUIDADO COM CORPO
Precisamos ter em mente que nossos corpos, assim como nossas almas, foram redimidos e pertencem a Deus. Apesar de não se aplicar diretamente a tatuagens, 1 Coríntios 6.19-20 nos dá um princípio: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” Esta grande verdade deve sempre pesar no que fazemos e até onde podemos ir em relação a nossos corpos. Se nossos corpos pertencem a Deus, deveremos sempre nos certificar de que temos Sua clara “permissão” antes de neles deixarmos “marcas” com tatuagens.
CONCLUSÃO
A Bíblia não nos dá uma definição clara para o uso de tatuagens. Mas nos dá princípios de amor ao próximo, para evitar escandalizar os irmãos. E de testemunho de Cristo, pois não precisa de muita coisa para as pessoas nos acusar. O nosso testemunho é muito importante. Isso é mais uma questão ética cristã.
Se você gostou compartilha com os amigos, deixa seu comentário sobre o assunto. Se tiver dúvidas mande suas perguntas para caixa de mensagens da página. Espero que a página esteja levando conhecimento até você.
Graça e paz!
Comentários
Postar um comentário