CARNE DE PORCO

É PECADO COMER CARNE DE PORCO?

Meu amigo Willame me pediu para dá uma resposta a um vídeo de um teólogo famoso. Quem sou eu para responder a ele? Aliás, admiro muito esse cara. Mas não fugi do pedido e resolvi escrever sobre o assunto. Eu sou Natannael Oliveira e vamos para O QUE A BÍBLIA DIZ.

INTRODUÇÃO

As pessoas que não comem carne de porco por uma escolha pessoal baseadas na Bíblia, usam a lei no Antigo Testamento, precisamente nas leis cerimoniais. Onde proíbe comer algumas carnes, entre elas, a de porco:
"Também o porco, porque tem unhas fendidas e o casco dividido, mas não rumina; este vos será imundo, da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver. Estes vos serão imundos" (Levítico 11.7,8).

As leis cerimoniais de pureza do Antigo Testamento, como a proibição de comer porco, não se aplicam a cristãos, que foram totalmente purificados por Jesus. Cada pessoa pode escolher se quer ou não comer carne de porco. Para entender isso, precisamos conhecer o objetivo do Antigo Testamento e o objetivo do Novo Testamento. Vamos vê agora sobre isso.

1. OBJETIVO DO ANTIGO TESTAMENTO

No Antigo Testamento, Deus deu ao povo judeu várias regras para mostrar que eram diferentes de outros povos, separados para serem puros. Algumas dessas regras eram morais, tratando da conduta e do coração das pessoas, e são úteis para nós hoje. Outras eram regras jurídicas para a organização da nação no seu contexto cultural, que não têm aplicação direta mas ensinam mais sobre a vontade de Deus. Ainda outras regras eram cerimoniais, marcando uma diferença exterior entre o povo judeu e o resto do mundo. Tal como a circuncisão e os sacrifícios, a proibição de comer carne de porco são regras cerimoniais.

O cumprimento de regras cerimoniais era sinal de compromisso com Deus para ser puro, rejeitando o pecado. Mas sem uma verdadeira mudança de coração, essas regras não tinham valor. Jesus muitas vezes criticou os fariseus por darem mais importância às regras cerimoniais que às regras morais que lhes dão sentido:
"Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens" (Marcos 7.6-8).

2. OBJETIVO DO NOVO TESTAMENTO

Jesus veio para tratar do que é mais importante: os nossos corações. Agora não dependemos de regras exteriores, esperando que mudem nosso interior. Primeiro muda o interior e isso acaba se refletindo em nossa vida exterior, sem cerimônias:
"Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam" (Hebreus 13.9).

No início da Igreja, os cristãos judeus queriam impor as regras cerimoniais do Antigo Testamento aos cristãos gentios. Mas Jesus acabou com a distinção cerimonial entre judeus e gentios. Todos podem ser puros só por aceitarem Jesus. Por isso, os apóstolos decidiram reduzir ao mínimo as regras cerimoniais para os cristãos:
" Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: e que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, fbem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde." (Atos 15.28-29).

A proibição de comer carne de porco não foi uma das restrições recomendadas para manter.

3. É PECADO COMER CARNE DE PORCO?

Não, comer carne de porco não é pecado. Quando Jesus morreu e ressuscitou, Ele nos purificou de uma forma que nenhuma regra cerimonial consegue. A nossa salvação se baseia na fé, não no cumprimento de muitas regras de pureza. Jesus declarou puros todos os alimentos:
"porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e sai para lugar escuso? E, assim, considerou ele puros todos os alimentos" (Marcos 7.19).

4. UMA DECISÃO PESSOAL

Comer ou não comer
Na opinião do apóstolo Paulo, nenhum alimento nos torna impuros perante Deus, exceto se o consideramos impuro:
"Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão. Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura" (Romanos 14.13-14).

Se comer carne de porco causa em você problemas de consciência ou dúvidas, então não coma. Se você não tem problema em comer carne de porco, então pode comer. Seja qual for sua decisão, louve a Deus e não condene quem tem outra opinião.

CONCLUSÃO

Carne de porco não é um ponto essencial da Bíblia, ninguém vai para inferno por comer ou não comer. Não gere controvérsia onde não é preciso:
"Não é a comida que nos recomendará a Deus, pois nada perderemos, se não comermos, e nada ganharemos, se comermos" (1 Coríntios 8.8).

Você gostou? Deixa sua opinião, e o que está achando do blog. Não esqueça de compartilhar com os amigos.

Graça e paz!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIGUEIRA TINHA ESPINHOS?

SALGAR COM FOGO

DE TAL MANEIRA