BATISMO COM ESPÍRITO SANTO

O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO?



Não vou me estender muito nesse assunto, porque a Bíblia é muito clara a respeito do Batismo com o Espírito Santo. Vou apenas expor as Escrituras e falsimente você vai entender de uma maneira bem simples. Talvez você tenha visto muitos argumentos sobre esse assunto,  vou tentar explicar de uma maneira que você ainda não viu. Eu sou Natannael Oliveira e vamos para O QUE A BÍBLIA DIZ?


INTRODUÇÃO

Muitos acreditam em um batismo espiritual posterior a conversão. Chamam de batismo com ou no Espírito Santo, outros chamam de segunda bênçãos, tem até uns que chamam de batismo com fogo (falo melhor sobre esse em outra postagem). Mas, qual será a base bíblica para tais doutrinas? O que é definitivamente o batismo com Espírito Santo de acordo com a Bíblia? Vamos primeiro entender o seu significado.

1. DEFINIÇÃO
Podemos definir o Batismo do Espírito Santo como a obra através da qual o Espírito de Deus coloca o crente em união com Cristo e em união com outros crentes no Corpo de Cristo, no momento da salvação.


2. ANÁLISE DOS TEXTOS

1 Coríntios 12.12-13 e Romanos 6.1-4 são as passagens centrais na Bíblia onde encontramos esta doutrina. 1 Coríntios 12.13 declara: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” Romanos 6.1-4 declara: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Apesar de Romanos 6 não mencionar especificamente o Espírito de Deus, descreve a posição dos crentes perante Deus e 1 Coríntios 12 nos diz como isto acontece.

3. COMPREENSÃO DO TERMO

É necessário que observemos três fatos que ajudam a solidificar nossa compreensão do Batismo do Espírito.

A) Primeiramente, 1 Coríntios 12.13 afirma claramente que todos fomos batizados no momento em que bebemos (recebemos o Espírito para habitar em nós).

B) Em segundo lugar, em nenhum lugar das Escrituras ela exorta que os crentes sejam batizados com/ no/ pelo Espírito. Isto indica que todos os crentes já experimentaram este ministério.

C) Por último, Efésios 4.5 parece se referir ao batismo do Espírito. Se este é mesmo o caso, o batismo do Espírito já é a realidade de cada crente, assim como o são “uma fé” e “um Pai”.

CONCLUSÃO
Concluindo, o batismo do Espírito Santo faz duas coisas: (1) nos une ao Corpo de Cristo, e (2) valida nossa co-crucificação com Cristo. Sermos parte de Seu corpo significa que somos levantados com Ele para novidade de vida (Romanos 6:4). Devemos então exercitar nossos dons espirituais a fim de mantermos este corpo funcionando adequadamente como afirma o contexto de 1 Coríntios 12.13. Experimentar o batismo do Espírito funciona como base para mantermos a unidade da igreja, como no contexto de Efésios 4.5. Sermos associados com Cristo em Sua morte, sepultamento e ressurreição através do batismo do Espírito estabelece a base para a conquista da nossa separação do poder do pecado que está dentro de nós e nossa caminhada em novidade de vida (Romanos 6.1-10, Colossenses 2.12).

Se gostou compartilha com os amigos. Deixa seu comentário sobre o assunto ou sua pergunta caso tenha ficado alguma dúvida, já que eu resumi bastante. Agradeço por você está aqui comigo.

Graça e paz!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIGUEIRA TINHA ESPINHOS?

SALGAR COM FOGO

DE TAL MANEIRA